Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ERRO: O QUE REVELA AS RESPOSTAS DOS ALUNOS A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMAS BASEADOS NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127553
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6132
    "inscrito_id" => 13094
    "titulo" => "ANÁLISE DO ERRO: O QUE REVELA AS RESPOSTAS DOS ALUNOS A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMAS BASEADOS NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio em relação às habilidades sobre o conhecimento de Estatística, baseada na Análise do Erro de Cury (2019). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Pernambuco, na cidade de Saloá, por meio de um questionário com perguntas abertas sobre os objetos de conhecimento estatístico, tomando como referência o Letramento Estatístico de Gal (2002) e a relação com as habilidades que o Currículo de Pernambuco propõe. A partir da análise das respostas, foi possível observar as estratégias adotadas pelos estudantes para resolver os problemas, além de identificar os erros mais comuns e as lacunas dos objetos de conhecimentos abordados. A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo e foi baseado a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2003). Os resultados revelaram um déficit significativo de aprendizado entre os alunos participantes, demonstrando uma dificuldade em interpretar corretamente os problemas apresentados. Esses resultados destacam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais significativa, que vai além da simples memorização de fórmulas, e deverá incentivar a compreensão crítica dos conceitos e estratégias alternativas de chegar às respostas das atividades baseadas em situações problemas. A intenção é contribuir para um ensino mais significativo, baseado no que o Currículo de Pernambuco (CP) propõe, desenvolvendo habilidades para a cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13094_TB6132_15102025210634.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY FERNANDA ARAUJO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Araujo"
    "autor_email" => "stephanny.fernanda@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127553
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6132
    "inscrito_id" => 13094
    "titulo" => "ANÁLISE DO ERRO: O QUE REVELA AS RESPOSTAS DOS ALUNOS A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMAS BASEADOS NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio em relação às habilidades sobre o conhecimento de Estatística, baseada na Análise do Erro de Cury (2019). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Pernambuco, na cidade de Saloá, por meio de um questionário com perguntas abertas sobre os objetos de conhecimento estatístico, tomando como referência o Letramento Estatístico de Gal (2002) e a relação com as habilidades que o Currículo de Pernambuco propõe. A partir da análise das respostas, foi possível observar as estratégias adotadas pelos estudantes para resolver os problemas, além de identificar os erros mais comuns e as lacunas dos objetos de conhecimentos abordados. A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo e foi baseado a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2003). Os resultados revelaram um déficit significativo de aprendizado entre os alunos participantes, demonstrando uma dificuldade em interpretar corretamente os problemas apresentados. Esses resultados destacam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais significativa, que vai além da simples memorização de fórmulas, e deverá incentivar a compreensão crítica dos conceitos e estratégias alternativas de chegar às respostas das atividades baseadas em situações problemas. A intenção é contribuir para um ensino mais significativo, baseado no que o Currículo de Pernambuco (CP) propõe, desenvolvendo habilidades para a cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13094_TB6132_15102025210634.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY FERNANDA ARAUJO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Araujo"
    "autor_email" => "stephanny.fernanda@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio em relação às habilidades sobre o conhecimento de Estatística, baseada na Análise do Erro de Cury (2019). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Pernambuco, na cidade de Saloá, por meio de um questionário com perguntas abertas sobre os objetos de conhecimento estatístico, tomando como referência o Letramento Estatístico de Gal (2002) e a relação com as habilidades que o Currículo de Pernambuco propõe. A partir da análise das respostas, foi possível observar as estratégias adotadas pelos estudantes para resolver os problemas, além de identificar os erros mais comuns e as lacunas dos objetos de conhecimentos abordados. A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo e foi baseado a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2003). Os resultados revelaram um déficit significativo de aprendizado entre os alunos participantes, demonstrando uma dificuldade em interpretar corretamente os problemas apresentados. Esses resultados destacam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais significativa, que vai além da simples memorização de fórmulas, e deverá incentivar a compreensão crítica dos conceitos e estratégias alternativas de chegar às respostas das atividades baseadas em situações problemas. A intenção é contribuir para um ensino mais significativo, baseado no que o Currículo de Pernambuco (CP) propõe, desenvolvendo habilidades para a cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.