OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS: AGROTÓXICOS E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SABERES
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Segundo Paulo Freire (1996), ensinar não se resume a transferir conhecimento, mas a criar possibilidades para que os próprios educandos possam produzir e construir o saber. Com isso, surge a oficina socioeducativa sobre a sensibilização do uso de agrotóxicos, instaurando a promoção de diálogos que fomentam o processo criativo de aprendizagem coletiva. A oficina foi aplicada com alunos do 1° Ano do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP) a fim de abordar temas de saúde pública e meio ambiente atrelados ao ensino de química orgânica. Ao longo das discussões, foram abordados diversos termos científicos, além da exposição de estruturas moleculares, funções orgânicas e a reatividade dos compostos. Por fim, os resultados revelaram a participação ativa dos alunos na oficina, a partir das questões desencadeadoras sobre o tema, além de abrir espaços para compartilhar experiências, tirar dúvidas e também propor possíveis soluções no desafio da sensibilização da população com o uso de agrotóxicos, com base no entendimento científico tramitado na oficina. Conclui-se que a partir da proposta freiriana, essa oficina se configura como um espaço de construção coletiva de saberes, onde os alunos não são meros receptores, mas participantes ativos no processo de aprendizagem. Ao promover a reflexão sobre o impacto dos agrotóxicos, buscamos fomentar uma consciência crítica, estimulando os estudantes a se tornarem agentes de transformação social." 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