APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO PIBID UFPE NA REGÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6160 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO PIBID UFPE NA REGÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação de roteiros pedagógicos com ênfase na aprendizagem baseada em problemas (ABP) por meio da experimentação no ensino de química, com a intenção de tornar essa ciência mais concreta e interessante para os alunos do ensino médio. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFPE, no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em que os autores atuam como bolsistas. Devido ao perfil qualificado e motivado dos discentes da instituição, foi possível implementar estratégias de resolução de problemas reais, combinadas com atividades experimentais, para despertar o interesse científico e aproximar a química do cotidiano dos estudantes. A metodologia incluiu a criação de atividades interativas e a integração de tecnologias digitais, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado mais contextualizado. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem aumentou o engajamento dos alunos, facilitou a compreensão de conceitos científicos e desenvolveu habilidades como criatividade, colaboração e pensamento crítico. Além disso, observou-se que os estudantes passaram a ver a química como uma disciplina menos abstrata, desmistificando sua complexidade. Em conclusão, a combinação entre ABP e experimentação é uma estratégia eficaz para despertar o interesse dos alunos pela química, transformando o processo de aprendizado em uma experiência mais significativa e dinâmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11253_TB6160_28102025131905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo Araújo" "autor_email" => "eduardoaraujo6792@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6160 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO PIBID UFPE NA REGÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação de roteiros pedagógicos com ênfase na aprendizagem baseada em problemas (ABP) por meio da experimentação no ensino de química, com a intenção de tornar essa ciência mais concreta e interessante para os alunos do ensino médio. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFPE, no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em que os autores atuam como bolsistas. Devido ao perfil qualificado e motivado dos discentes da instituição, foi possível implementar estratégias de resolução de problemas reais, combinadas com atividades experimentais, para despertar o interesse científico e aproximar a química do cotidiano dos estudantes. A metodologia incluiu a criação de atividades interativas e a integração de tecnologias digitais, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado mais contextualizado. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem aumentou o engajamento dos alunos, facilitou a compreensão de conceitos científicos e desenvolveu habilidades como criatividade, colaboração e pensamento crítico. Além disso, observou-se que os estudantes passaram a ver a química como uma disciplina menos abstrata, desmistificando sua complexidade. Em conclusão, a combinação entre ABP e experimentação é uma estratégia eficaz para despertar o interesse dos alunos pela química, transformando o processo de aprendizado em uma experiência mais significativa e dinâmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11253_TB6160_28102025131905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo Araújo" "autor_email" => "eduardoaraujo6792@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }