Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS FORMATIVAS SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127565
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6161
    "inscrito_id" => 13689
    "titulo" => "PROPOSTAS FORMATIVAS SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa que realizou o zoneamento para entender a realidade da qual cada escola do município de Rio Grande no Rio Grande do Sul está inserida. Foi constatada a predominância de atividades econômicas primárias nas famílias dos alunos, destacando-se a pesca, a granja e a pecuária como principais fontes de sustento. De forma a contemplar esse contexto, propõe-se uma prática pedagógica que privilegia a contextualização do ensino de Ciências e Matemática, por meio do desenvolvimento de atividades práticas que dialoguem diretamente com o cotidiano das comunidades campesinas. A presente proposta de prática pedagógica busca promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades relevantes para a realidade dos alunos das escolas do campo, valorizando o conhecimento local e fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. Acredita-se que, ao contextualizar o ensino de Ciências e Matemática, é possível despertar o interesse dos alunos, estimular a participação ativa e contribuir para a formação de cidadãos críticos e engajados com o desenvolvimento sustentável do meio rural. Diante disso, foram elaboradas duas atividades modulares, denominadas “Aventura na Granja” e “Pescaria”, adaptadas às especificidades socioeconômicas de cada grupo escolar. Sendo assim, o artigo tem como objetivo propor práticas pedagógicas contextualizadas às realidades das escolas do campo. Os resultados sugerem que tais práticas aumentam o engajamento discente, valorizam identidades camponesas e contribuem para a construção de um projeto educacional contra-hegemônico. Em síntese, o trabalho reforça a urgência de políticas públicas que apoiem formações docentes continuadas e práticas pedagógicas contextualizadas como pilares para uma Educação do Campo de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13689_TB6161_14102025184820.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREINA GABRIELLE SANTIAGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREINA"
    "autor_email" => "andteinagabrielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127565
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6161
    "inscrito_id" => 13689
    "titulo" => "PROPOSTAS FORMATIVAS SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa que realizou o zoneamento para entender a realidade da qual cada escola do município de Rio Grande no Rio Grande do Sul está inserida. Foi constatada a predominância de atividades econômicas primárias nas famílias dos alunos, destacando-se a pesca, a granja e a pecuária como principais fontes de sustento. De forma a contemplar esse contexto, propõe-se uma prática pedagógica que privilegia a contextualização do ensino de Ciências e Matemática, por meio do desenvolvimento de atividades práticas que dialoguem diretamente com o cotidiano das comunidades campesinas. A presente proposta de prática pedagógica busca promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades relevantes para a realidade dos alunos das escolas do campo, valorizando o conhecimento local e fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. Acredita-se que, ao contextualizar o ensino de Ciências e Matemática, é possível despertar o interesse dos alunos, estimular a participação ativa e contribuir para a formação de cidadãos críticos e engajados com o desenvolvimento sustentável do meio rural. Diante disso, foram elaboradas duas atividades modulares, denominadas “Aventura na Granja” e “Pescaria”, adaptadas às especificidades socioeconômicas de cada grupo escolar. Sendo assim, o artigo tem como objetivo propor práticas pedagógicas contextualizadas às realidades das escolas do campo. Os resultados sugerem que tais práticas aumentam o engajamento discente, valorizam identidades camponesas e contribuem para a construção de um projeto educacional contra-hegemônico. Em síntese, o trabalho reforça a urgência de políticas públicas que apoiem formações docentes continuadas e práticas pedagógicas contextualizadas como pilares para uma Educação do Campo de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13689_TB6161_14102025184820.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREINA GABRIELLE SANTIAGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREINA"
    "autor_email" => "andteinagabrielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa que realizou o zoneamento para entender a realidade da qual cada escola do município de Rio Grande no Rio Grande do Sul está inserida. Foi constatada a predominância de atividades econômicas primárias nas famílias dos alunos, destacando-se a pesca, a granja e a pecuária como principais fontes de sustento. De forma a contemplar esse contexto, propõe-se uma prática pedagógica que privilegia a contextualização do ensino de Ciências e Matemática, por meio do desenvolvimento de atividades práticas que dialoguem diretamente com o cotidiano das comunidades campesinas. A presente proposta de prática pedagógica busca promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades relevantes para a realidade dos alunos das escolas do campo, valorizando o conhecimento local e fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. Acredita-se que, ao contextualizar o ensino de Ciências e Matemática, é possível despertar o interesse dos alunos, estimular a participação ativa e contribuir para a formação de cidadãos críticos e engajados com o desenvolvimento sustentável do meio rural. Diante disso, foram elaboradas duas atividades modulares, denominadas “Aventura na Granja” e “Pescaria”, adaptadas às especificidades socioeconômicas de cada grupo escolar. Sendo assim, o artigo tem como objetivo propor práticas pedagógicas contextualizadas às realidades das escolas do campo. Os resultados sugerem que tais práticas aumentam o engajamento discente, valorizam identidades camponesas e contribuem para a construção de um projeto educacional contra-hegemônico. Em síntese, o trabalho reforça a urgência de políticas públicas que apoiem formações docentes continuadas e práticas pedagógicas contextualizadas como pilares para uma Educação do Campo de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.