Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA CRATEÚS COMCIÊNCIA: PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS ATRAVÉS DO PROCESSO DE INCRUSTAÇÃO EM RESINA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A elaboração de modelos didáticos ou científicos de insetos por meio da incrustação em resina, destinados ao ensino de Ciências e Biologia, constitui um recurso pedagógico que facilita o processo de ensino- aprendizagem e promove a conscientização dos alunos acerca da importância desses animais na manutenção e equilíbrio ecológico. A produção desses exemplares foi realizada por licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), vinculada à Universidade Estadual do Ceará (UECE), no âmbito do Programa Crateús Com Ciência (CCC), em fevereiro de 2025. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva, com o objetivo de analisar o processo de construção dos modelos incrustados e suas potencialidades nos pilares de ensino, pesquisa e extensão universitária. A atividade foi realizada por meio de um minicurso conduzido por um doutorando do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para os bolsistas de extensão vinculados ao Programa Crateús Com Ciência (CCC). Durante o minicurso, foram empregados os seguintes materiais: resina de poliéster, catalisador, formas de silicone, balança de precisão e palitos de bambu. É importante salientar que os modelos produzidos oferecem diversos benefícios, como a durabilidade das peças, a baixa manutenção, a facilidade de visualização e manuseio, a segurança dos envolvidos e a aproximação do objeto de estudo com a realidade do estudante. Outrossim, dentre suas aplicabilidades destaca-se: a utilização como material de apoio as aulas de ciências e na área da zoologia; exposições junto a coleções zoológicas e atividades de divulgação científica. Assim, ressalta-se a importância da produção desses modelos para a contextualização do ensino, o avanço do conhecimento científico e a promoção de sua troca entre alunos e a comunidade o qual estão inseridos.

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