Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O TRADICIONAL E O INOVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho busca discutir a prática pedagógica em uma turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) numa escola municipal da Cidade do Recife a partir da análise das práticas utilizadas pela docente da turma, assim como a partir da proposição de outras alternativas didáticas àquelas vividas na turma. Para o levantamento dos dados fizemos uso da observação participante, e acompanhamos o trabalho da docente da turma durante 8 dias. Após esse primeiro momento, e de posse do conhecimento sobre o funcionamento da turma, planejamos e executamos 4 aulas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Moacir Gadotti e Pimenta, propusemos atividades que buscaram promover a valorização dos saberes prévios dos alunos, assim como a vivência de um processo de ensino e da aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. A pesquisa evidencia que, embora consolidadas, as práticas tradicionais de aulas expositivas e do uso de fichas que, frequentemente, não se conectam à realidade dos estudantes podem restringir o desenvolvimento de competências essenciais para a alfabetização e o letramento. Por outro lado, pudemos observar que a integração de abordagens que estimulam a construção coletiva do conhecimento e a autonomia dos discentes contribuem significativamente para a transformação do ambiente de sala de aula, tornando-o mais acolhedor e capaz de atender à diversidade inerente à EJAI. Assim, o estudo reforça a importância do diálogo entre tradições pedagógicas e inovações metodológicas para a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas.

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