ENTRE O TRADICIONAL E O INOVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6167 "inscrito_id" => 7692 "titulo" => "ENTRE O TRADICIONAL E O INOVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "O presente trabalho busca discutir a prática pedagógica em uma turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) numa escola municipal da Cidade do Recife a partir da análise das práticas utilizadas pela docente da turma, assim como a partir da proposição de outras alternativas didáticas àquelas vividas na turma. Para o levantamento dos dados fizemos uso da observação participante, e acompanhamos o trabalho da docente da turma durante 8 dias. Após esse primeiro momento, e de posse do conhecimento sobre o funcionamento da turma, planejamos e executamos 4 aulas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Moacir Gadotti e Pimenta, propusemos atividades que buscaram promover a valorização dos saberes prévios dos alunos, assim como a vivência de um processo de ensino e da aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. A pesquisa evidencia que, embora consolidadas, as práticas tradicionais de aulas expositivas e do uso de fichas que, frequentemente, não se conectam à realidade dos estudantes podem restringir o desenvolvimento de competências essenciais para a alfabetização e o letramento. Por outro lado, pudemos observar que a integração de abordagens que estimulam a construção coletiva do conhecimento e a autonomia dos discentes contribuem significativamente para a transformação do ambiente de sala de aula, tornando-o mais acolhedor e capaz de atender à diversidade inerente à EJAI. Assim, o estudo reforça a importância do diálogo entre tradições pedagógicas e inovações metodológicas para a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7692_TB6167_30102025062612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DA SILVA LEITE" "autor_nome_curto" => "RENATA LEITE" "autor_email" => "renataleitte6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6167 "inscrito_id" => 7692 "titulo" => "ENTRE O TRADICIONAL E O INOVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "O presente trabalho busca discutir a prática pedagógica em uma turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) numa escola municipal da Cidade do Recife a partir da análise das práticas utilizadas pela docente da turma, assim como a partir da proposição de outras alternativas didáticas àquelas vividas na turma. Para o levantamento dos dados fizemos uso da observação participante, e acompanhamos o trabalho da docente da turma durante 8 dias. Após esse primeiro momento, e de posse do conhecimento sobre o funcionamento da turma, planejamos e executamos 4 aulas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Moacir Gadotti e Pimenta, propusemos atividades que buscaram promover a valorização dos saberes prévios dos alunos, assim como a vivência de um processo de ensino e da aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. A pesquisa evidencia que, embora consolidadas, as práticas tradicionais de aulas expositivas e do uso de fichas que, frequentemente, não se conectam à realidade dos estudantes podem restringir o desenvolvimento de competências essenciais para a alfabetização e o letramento. Por outro lado, pudemos observar que a integração de abordagens que estimulam a construção coletiva do conhecimento e a autonomia dos discentes contribuem significativamente para a transformação do ambiente de sala de aula, tornando-o mais acolhedor e capaz de atender à diversidade inerente à EJAI. Assim, o estudo reforça a importância do diálogo entre tradições pedagógicas e inovações metodológicas para a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7692_TB6167_30102025062612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DA SILVA LEITE" "autor_nome_curto" => "RENATA LEITE" "autor_email" => "renataleitte6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }