PAULO FEIRE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: O OLHAR PEDAGÓGICO DA GESTÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6169 "inscrito_id" => 14644 "titulo" => "PAULO FEIRE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: O OLHAR PEDAGÓGICO DA GESTÃO" "resumo" => "A pesquisa apresenta uma investigação sobre a presença teórica de Paulo Freire nos programas de formação continuada docente, especialmente aqueles realizados dentro da escola. Parte-se da compreensão de que a obra do autor oferece fundamentos essenciais para uma educação democrática e emancipadora, sendo, portanto, indispensável à formação docente. Partindo disso, busca-se analisar a dimensão pedagógica da gestão escolar, notadamente, da coordenação pedagógica, observando o processo de mediação-coordenação empreendido por esse(a) profissional na implementação de estudos e na adesão do referencial teórico que orienta os processos formativos em serviço dos docentes. A fundamentação teórico-metodológica é pautada principalmente nas obras “Educação e Atualidade Brasileira” (Freire, 2003), “Pedagogia da Autonomia” (Freire, 2002) e “Pedagogia do Oprimido” (Freire, 1987), reconhecendo nelas os princípios da Educação Libertadora, que é centrada no desenvolvimento da consciência crítica das pessoas como um dos elementos principais no processo de emancipação humana e social. A metodologia é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola investigada e realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica, buscando identificar tanto as percepções da gestora sobre a teoria freireana como às ações (ou lacunas) no tange à incorporação desse referencial teórico na formação docente. Os dados obtidos indicam a existência de uma lacuna significativa na integração de estudos da obra de Paulo Freire nos momentos de formação continuada docente. Esse cenário de desconhecimento da pedagogia freireana compromete o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com os ideais democráticos e de justiça social. Além da investigação empírica, a pesquisa propõe ações de intervenção voltadas à inclusão de textos freireanos no programa formativo da escola estudada. O estudo visa ainda contribuir para o debate acadêmico e público sobre a importância da valorização de Paulo Freire na educação brasileira, especialmente diante dos ataques contemporâneos a sua obra por parte de grupos políticos de viés reacionário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14644_TB6169_30102025143848.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6169 "inscrito_id" => 14644 "titulo" => "PAULO FEIRE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: O OLHAR PEDAGÓGICO DA GESTÃO" "resumo" => "A pesquisa apresenta uma investigação sobre a presença teórica de Paulo Freire nos programas de formação continuada docente, especialmente aqueles realizados dentro da escola. Parte-se da compreensão de que a obra do autor oferece fundamentos essenciais para uma educação democrática e emancipadora, sendo, portanto, indispensável à formação docente. Partindo disso, busca-se analisar a dimensão pedagógica da gestão escolar, notadamente, da coordenação pedagógica, observando o processo de mediação-coordenação empreendido por esse(a) profissional na implementação de estudos e na adesão do referencial teórico que orienta os processos formativos em serviço dos docentes. A fundamentação teórico-metodológica é pautada principalmente nas obras “Educação e Atualidade Brasileira” (Freire, 2003), “Pedagogia da Autonomia” (Freire, 2002) e “Pedagogia do Oprimido” (Freire, 1987), reconhecendo nelas os princípios da Educação Libertadora, que é centrada no desenvolvimento da consciência crítica das pessoas como um dos elementos principais no processo de emancipação humana e social. A metodologia é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola investigada e realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica, buscando identificar tanto as percepções da gestora sobre a teoria freireana como às ações (ou lacunas) no tange à incorporação desse referencial teórico na formação docente. Os dados obtidos indicam a existência de uma lacuna significativa na integração de estudos da obra de Paulo Freire nos momentos de formação continuada docente. Esse cenário de desconhecimento da pedagogia freireana compromete o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com os ideais democráticos e de justiça social. Além da investigação empírica, a pesquisa propõe ações de intervenção voltadas à inclusão de textos freireanos no programa formativo da escola estudada. O estudo visa ainda contribuir para o debate acadêmico e público sobre a importância da valorização de Paulo Freire na educação brasileira, especialmente diante dos ataques contemporâneos a sua obra por parte de grupos políticos de viés reacionário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14644_TB6169_30102025143848.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }