A FORMAÇÃO ACADÊMICA INDÍGENA: CORPO, CORPOREIDADE E ALTERIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127574 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6181 "inscrito_id" => 14775 "titulo" => "A FORMAÇÃO ACADÊMICA INDÍGENA: CORPO, CORPOREIDADE E ALTERIDADE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo ouvir-conhecer as corporeidades indígenas da Escola Normal Superior, buscando compreender, de maneira aproximativa, os desafios enfrentados por esses sujeitos no âmbito acadêmico, entender as formas como constroem suas trajetórias de vida-formação, desde o ingresso até a permanência na universidade e (re)conhecer os saberes, territórios e resistências que esses corpos carregam, afirmando um compromisso ético com a valorização da presença indígena na universidade e com a escuta dos atravessamentos que impactam seus processos de vida-formação. Como abordagem epistemológica, adotou-se a fenomenologia em diálogo com a filosofia da diferença, possibilitando uma escuta sensível às vivências singulares desses corpos. O corpus de análise foi composto por Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos por estudantes indígenas da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, examinados a partir de uma perspectiva fenomenológica que valoriza as narrativas e os sentidos produzidos por esses sujeitos. Além disso, foram analisadas ações e políticas afirmativas implementadas pela universidade, refletindo-se sobre sua efetividade no que tange ao acesso e à permanência desses corpos no ensino superior. Os resultados apontaram que os corpos indígenas são territórios de vivências, saberes e resistência, que tensionam os modos de funcionamento da universidade, ainda marcada por epistemologias eurocentradas. Frequentemente afastados de seus fluxos imanentes de existência, esses corpos sofrem processos de colonização física e espiritual, aquilo que Daniel Munduruku nomeia como colonização do corpo e da alma. Ainda assim, (re)inventam seus caminhos na vida-formação, criando percursos próprios. O estudo demonstra que, apesar dos atravessamentos simbólicos e estruturais, os estudantes indígenas ressignificam seus percursos acadêmicos, expressando, em suas produções, um compromisso com suas comunidades, territórios e modos de ser e estar no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14775_TB6181_30102025173023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEITIANE PINHO BURLAMAQUI" "autor_nome_curto" => "KEITIANE" "autor_email" => "keitiburlamaqui@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127574 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6181 "inscrito_id" => 14775 "titulo" => "A FORMAÇÃO ACADÊMICA INDÍGENA: CORPO, CORPOREIDADE E ALTERIDADE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo ouvir-conhecer as corporeidades indígenas da Escola Normal Superior, buscando compreender, de maneira aproximativa, os desafios enfrentados por esses sujeitos no âmbito acadêmico, entender as formas como constroem suas trajetórias de vida-formação, desde o ingresso até a permanência na universidade e (re)conhecer os saberes, territórios e resistências que esses corpos carregam, afirmando um compromisso ético com a valorização da presença indígena na universidade e com a escuta dos atravessamentos que impactam seus processos de vida-formação. Como abordagem epistemológica, adotou-se a fenomenologia em diálogo com a filosofia da diferença, possibilitando uma escuta sensível às vivências singulares desses corpos. O corpus de análise foi composto por Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos por estudantes indígenas da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, examinados a partir de uma perspectiva fenomenológica que valoriza as narrativas e os sentidos produzidos por esses sujeitos. Além disso, foram analisadas ações e políticas afirmativas implementadas pela universidade, refletindo-se sobre sua efetividade no que tange ao acesso e à permanência desses corpos no ensino superior. Os resultados apontaram que os corpos indígenas são territórios de vivências, saberes e resistência, que tensionam os modos de funcionamento da universidade, ainda marcada por epistemologias eurocentradas. Frequentemente afastados de seus fluxos imanentes de existência, esses corpos sofrem processos de colonização física e espiritual, aquilo que Daniel Munduruku nomeia como colonização do corpo e da alma. Ainda assim, (re)inventam seus caminhos na vida-formação, criando percursos próprios. O estudo demonstra que, apesar dos atravessamentos simbólicos e estruturais, os estudantes indígenas ressignificam seus percursos acadêmicos, expressando, em suas produções, um compromisso com suas comunidades, territórios e modos de ser e estar no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14775_TB6181_30102025173023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEITIANE PINHO BURLAMAQUI" "autor_nome_curto" => "KEITIANE" "autor_email" => "keitiburlamaqui@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }