ENTRE RELATOS E EXPERIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127576 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6184 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "ENTRE RELATOS E EXPERIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "As práticas pedagógicas desempenham um importante papel na aprendizagem no ensino da Educação Física, visto que são capazes de proporcionar o interesse dos alunos sobre diferentes conteúdos e temáticas nas aulas. Para Libâneo (1994), dentre os principais objetivos da escola está a formação de sujeitos capazes de produzir a democratização da sociedade, consistindo na conquista das condições materiais, sociais, políticas e culturais, possibilitando, assim, a participação ativa de todos na sociedade. Parte-se da ideia de que a Educação Física no Ensino Médio (integrado) busca atender um de seus principais objetivos na escola, que é oportunizar/vivenciar/diversificar manifestações culturais construídas historicamente e valorizadas pela nossa sociedade há longa data, de modo que, ao aprendê-las, ganhem autonomia para praticá-las por toda a vida, nos mais diferentes ambientes em que estas se manifestarem e para que vivam melhor individualmente e em sociedade (SANTANA; REIS, 2006). O presente trabalho objetiva apresentar práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas nas aulas da disciplina de Educação Física, relatando as experiências na educação profissional que foram significativas para os educandos do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional do Estado do Ceará, José Vidal Alves, bem como refletir sobre as práticas pedagógicas que fortalecem a interdisciplinaridade e estimulam os alunos nas experiências com o mundo científico e vivências com a cultura corporal de movimento. Assim, entende-se que é imprescindível que a práxis pedagógica voltada para o ensino da Educação Física deve ser abrangente e norteadora para uma aprendizagem significativa e uma formação integral do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14510_TB6184_30102025235925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA PEREIRA" "autor_email" => "danielamarinhop@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127576 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6184 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "ENTRE RELATOS E EXPERIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "As práticas pedagógicas desempenham um importante papel na aprendizagem no ensino da Educação Física, visto que são capazes de proporcionar o interesse dos alunos sobre diferentes conteúdos e temáticas nas aulas. Para Libâneo (1994), dentre os principais objetivos da escola está a formação de sujeitos capazes de produzir a democratização da sociedade, consistindo na conquista das condições materiais, sociais, políticas e culturais, possibilitando, assim, a participação ativa de todos na sociedade. Parte-se da ideia de que a Educação Física no Ensino Médio (integrado) busca atender um de seus principais objetivos na escola, que é oportunizar/vivenciar/diversificar manifestações culturais construídas historicamente e valorizadas pela nossa sociedade há longa data, de modo que, ao aprendê-las, ganhem autonomia para praticá-las por toda a vida, nos mais diferentes ambientes em que estas se manifestarem e para que vivam melhor individualmente e em sociedade (SANTANA; REIS, 2006). O presente trabalho objetiva apresentar práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas nas aulas da disciplina de Educação Física, relatando as experiências na educação profissional que foram significativas para os educandos do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional do Estado do Ceará, José Vidal Alves, bem como refletir sobre as práticas pedagógicas que fortalecem a interdisciplinaridade e estimulam os alunos nas experiências com o mundo científico e vivências com a cultura corporal de movimento. Assim, entende-se que é imprescindível que a práxis pedagógica voltada para o ensino da Educação Física deve ser abrangente e norteadora para uma aprendizagem significativa e uma formação integral do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14510_TB6184_30102025235925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA PEREIRA" "autor_email" => "danielamarinhop@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }