O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127579 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6194 "inscrito_id" => 14269 "titulo" => "O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES" "resumo" => "O currículo é um instrumento potente na formação das identidades, e ao ser pensado de forma crítica e inclusiva, pode contribuir para a construção de identidades plurais, respeitosas e conscientes, capazes de refletir a diversidade e a complexidade das sociedades contemporâneas. Esse processo envolve tanto a valorização das identidades dos alunos como o incentivo à reflexão sobre o mundo e o papel de cada um na transformação social. Fundamentado em uma perspectiva histórico-socioantropológica, este estudo o analisa como um território simbólico dinâmico, palco de disputas por representações, visibilidades e pela própria constituição das subjetividades. A pesquisa, ancorada em referenciais críticos e decoloniais, demonstra que a incorporação de saberes e vivências de grupos historicamente marginalizados — a exemplo de indígenas, afrodescendentes, quilombolas e ribeirinhos — fomenta um profundo senso de pertencimento, bem como a edificação de identidades resilientes, críticas e conscientes de seus contextos. Destarte, a instituição escolar se configura como um espaço vital de resistência e reexistência cultural, crucial para a emergência de sujeitos reflexivos, politicamente posicionados e ativamente engajados na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa. Em suma, a plena compreensão do currículo como lócus de construção identitária revela-se essencial para a consolidação de uma educação genuinamente democrática, que celebre a diversidade, confronte as desigualdades estruturais e promova a tão almejada justiça social, garantindo o direito ao reconhecimento, à representação e à voz de todos os sujeitos no espaço educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6194_10112025224609.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO" "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO" "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127579 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6194 "inscrito_id" => 14269 "titulo" => "O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES" "resumo" => "O currículo é um instrumento potente na formação das identidades, e ao ser pensado de forma crítica e inclusiva, pode contribuir para a construção de identidades plurais, respeitosas e conscientes, capazes de refletir a diversidade e a complexidade das sociedades contemporâneas. Esse processo envolve tanto a valorização das identidades dos alunos como o incentivo à reflexão sobre o mundo e o papel de cada um na transformação social. Fundamentado em uma perspectiva histórico-socioantropológica, este estudo o analisa como um território simbólico dinâmico, palco de disputas por representações, visibilidades e pela própria constituição das subjetividades. A pesquisa, ancorada em referenciais críticos e decoloniais, demonstra que a incorporação de saberes e vivências de grupos historicamente marginalizados — a exemplo de indígenas, afrodescendentes, quilombolas e ribeirinhos — fomenta um profundo senso de pertencimento, bem como a edificação de identidades resilientes, críticas e conscientes de seus contextos. Destarte, a instituição escolar se configura como um espaço vital de resistência e reexistência cultural, crucial para a emergência de sujeitos reflexivos, politicamente posicionados e ativamente engajados na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa. Em suma, a plena compreensão do currículo como lócus de construção identitária revela-se essencial para a consolidação de uma educação genuinamente democrática, que celebre a diversidade, confronte as desigualdades estruturais e promova a tão almejada justiça social, garantindo o direito ao reconhecimento, à representação e à voz de todos os sujeitos no espaço educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6194_10112025224609.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO" "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO" "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }