Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127579
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6194
    "inscrito_id" => 14269
    "titulo" => "O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES"
    "resumo" => "O currículo é um instrumento potente na formação das identidades, e ao ser pensado de forma crítica e inclusiva, pode contribuir para a construção de identidades plurais, respeitosas e conscientes, capazes de refletir a diversidade e a complexidade das sociedades contemporâneas. Esse processo envolve tanto a valorização das identidades dos alunos como o incentivo à reflexão sobre o mundo e o papel de cada um na transformação social. Fundamentado em uma perspectiva histórico-socioantropológica, este estudo o analisa como um território simbólico dinâmico, palco de disputas por representações, visibilidades e pela própria constituição das subjetividades. A pesquisa, ancorada em referenciais críticos e decoloniais, demonstra que a incorporação de saberes e vivências de grupos historicamente marginalizados — a exemplo de indígenas, afrodescendentes, quilombolas e ribeirinhos — fomenta um profundo senso de pertencimento, bem como a edificação de identidades resilientes, críticas e conscientes de seus contextos. Destarte, a instituição escolar se configura como um espaço vital de resistência e reexistência cultural, crucial para a emergência de sujeitos reflexivos, politicamente posicionados e ativamente engajados na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa. Em suma, a plena compreensão do currículo como lócus de construção identitária revela-se essencial para a consolidação de uma educação genuinamente democrática, que celebre a diversidade, confronte as desigualdades estruturais e promova a tão almejada justiça social, garantindo o direito ao reconhecimento, à representação e à voz de todos os sujeitos no espaço educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6194_10112025224609.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO"
    "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127579
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6194
    "inscrito_id" => 14269
    "titulo" => "O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES"
    "resumo" => "O currículo é um instrumento potente na formação das identidades, e ao ser pensado de forma crítica e inclusiva, pode contribuir para a construção de identidades plurais, respeitosas e conscientes, capazes de refletir a diversidade e a complexidade das sociedades contemporâneas. Esse processo envolve tanto a valorização das identidades dos alunos como o incentivo à reflexão sobre o mundo e o papel de cada um na transformação social. Fundamentado em uma perspectiva histórico-socioantropológica, este estudo o analisa como um território simbólico dinâmico, palco de disputas por representações, visibilidades e pela própria constituição das subjetividades. A pesquisa, ancorada em referenciais críticos e decoloniais, demonstra que a incorporação de saberes e vivências de grupos historicamente marginalizados — a exemplo de indígenas, afrodescendentes, quilombolas e ribeirinhos — fomenta um profundo senso de pertencimento, bem como a edificação de identidades resilientes, críticas e conscientes de seus contextos. Destarte, a instituição escolar se configura como um espaço vital de resistência e reexistência cultural, crucial para a emergência de sujeitos reflexivos, politicamente posicionados e ativamente engajados na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa. Em suma, a plena compreensão do currículo como lócus de construção identitária revela-se essencial para a consolidação de uma educação genuinamente democrática, que celebre a diversidade, confronte as desigualdades estruturais e promova a tão almejada justiça social, garantindo o direito ao reconhecimento, à representação e à voz de todos os sujeitos no espaço educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6194_10112025224609.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO"
    "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O currículo é um instrumento potente na formação das identidades, e ao ser pensado de forma crítica e inclusiva, pode contribuir para a construção de identidades plurais, respeitosas e conscientes, capazes de refletir a diversidade e a complexidade das sociedades contemporâneas. Esse processo envolve tanto a valorização das identidades dos alunos como o incentivo à reflexão sobre o mundo e o papel de cada um na transformação social. Fundamentado em uma perspectiva histórico-socioantropológica, este estudo o analisa como um território simbólico dinâmico, palco de disputas por representações, visibilidades e pela própria constituição das subjetividades. A pesquisa, ancorada em referenciais críticos e decoloniais, demonstra que a incorporação de saberes e vivências de grupos historicamente marginalizados — a exemplo de indígenas, afrodescendentes, quilombolas e ribeirinhos — fomenta um profundo senso de pertencimento, bem como a edificação de identidades resilientes, críticas e conscientes de seus contextos. Destarte, a instituição escolar se configura como um espaço vital de resistência e reexistência cultural, crucial para a emergência de sujeitos reflexivos, politicamente posicionados e ativamente engajados na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa. Em suma, a plena compreensão do currículo como lócus de construção identitária revela-se essencial para a consolidação de uma educação genuinamente democrática, que celebre a diversidade, confronte as desigualdades estruturais e promova a tão almejada justiça social, garantindo o direito ao reconhecimento, à representação e à voz de todos os sujeitos no espaço educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.