Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA BNCC: ABORDAGENS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127582
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6198
    "inscrito_id" => 14964
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA BNCC: ABORDAGENS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) precisa ser entendida a partir da problematização da alimentação como um direito humano e social da população, frente às emergentes demandas geradas para o atendimento das necessidades humanas. A alimentação, além da sua função biológica, deve ser também compreendida nas dimensões sociais, culturais, econômicas, ambientais, religiosas, emocionais e psicológicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências, habilidades e objetos de conhecimento a serem desenvolvidos na educação básica (Brasil, 2018). É importante que a produção curricular contemple o multiculturalismo e a diversidade dos alunos na escola. Além disso, o espaço escolar contribui diretamente para a formação crítica e reflexiva dos educandos, uma vez que é um espaço em que convivem pessoas com diferentes culturas, sendo relevante respeitar a cultura e soberania alimentar. O objetivo geral foi investigar como a EAN é abordada na BNCC. Foi realizada a busca nesse documento utilizando as palavras-chave: alimentar, alimento, alimentação, nutrir, nutriente, nutricional e nutrição e os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As palavras foram localizados nas seguintes seções e níveis de ensino: i) texto introdutório do documento curricular; ii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil; iii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na área de Ciências da Natureza referentes ao componente curricular Ciências; iv) na área das Ciências Humanas, no componente curricular Geografia, e na área de Ensino Religioso no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais; v) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em algumas habilidades no Ensino Médio. Apesar de Saúde e EAN ser um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), a EAN é pouco abordada na BNCC, tendo sido localizada na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas seções referentes a Ciências no Ensino Fundamental e alguns tópicos no Ensino Médio, sem a perspectiva multi ou interdisciplinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14964_TB6198_30102025110314.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO RÊGO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavio.educa06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127582
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6198
    "inscrito_id" => 14964
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA BNCC: ABORDAGENS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) precisa ser entendida a partir da problematização da alimentação como um direito humano e social da população, frente às emergentes demandas geradas para o atendimento das necessidades humanas. A alimentação, além da sua função biológica, deve ser também compreendida nas dimensões sociais, culturais, econômicas, ambientais, religiosas, emocionais e psicológicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências, habilidades e objetos de conhecimento a serem desenvolvidos na educação básica (Brasil, 2018). É importante que a produção curricular contemple o multiculturalismo e a diversidade dos alunos na escola. Além disso, o espaço escolar contribui diretamente para a formação crítica e reflexiva dos educandos, uma vez que é um espaço em que convivem pessoas com diferentes culturas, sendo relevante respeitar a cultura e soberania alimentar. O objetivo geral foi investigar como a EAN é abordada na BNCC. Foi realizada a busca nesse documento utilizando as palavras-chave: alimentar, alimento, alimentação, nutrir, nutriente, nutricional e nutrição e os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As palavras foram localizados nas seguintes seções e níveis de ensino: i) texto introdutório do documento curricular; ii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil; iii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na área de Ciências da Natureza referentes ao componente curricular Ciências; iv) na área das Ciências Humanas, no componente curricular Geografia, e na área de Ensino Religioso no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais; v) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em algumas habilidades no Ensino Médio. Apesar de Saúde e EAN ser um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), a EAN é pouco abordada na BNCC, tendo sido localizada na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas seções referentes a Ciências no Ensino Fundamental e alguns tópicos no Ensino Médio, sem a perspectiva multi ou interdisciplinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14964_TB6198_30102025110314.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO RÊGO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavio.educa06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) precisa ser entendida a partir da problematização da alimentação como um direito humano e social da população, frente às emergentes demandas geradas para o atendimento das necessidades humanas. A alimentação, além da sua função biológica, deve ser também compreendida nas dimensões sociais, culturais, econômicas, ambientais, religiosas, emocionais e psicológicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências, habilidades e objetos de conhecimento a serem desenvolvidos na educação básica (Brasil, 2018). É importante que a produção curricular contemple o multiculturalismo e a diversidade dos alunos na escola. Além disso, o espaço escolar contribui diretamente para a formação crítica e reflexiva dos educandos, uma vez que é um espaço em que convivem pessoas com diferentes culturas, sendo relevante respeitar a cultura e soberania alimentar. O objetivo geral foi investigar como a EAN é abordada na BNCC. Foi realizada a busca nesse documento utilizando as palavras-chave: alimentar, alimento, alimentação, nutrir, nutriente, nutricional e nutrição e os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As palavras foram localizados nas seguintes seções e níveis de ensino: i) texto introdutório do documento curricular; ii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil; iii) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na área de Ciências da Natureza referentes ao componente curricular Ciências; iv) na área das Ciências Humanas, no componente curricular Geografia, e na área de Ensino Religioso no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais; v) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em algumas habilidades no Ensino Médio. Apesar de Saúde e EAN ser um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), a EAN é pouco abordada na BNCC, tendo sido localizada na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas seções referentes a Ciências no Ensino Fundamental e alguns tópicos no Ensino Médio, sem a perspectiva multi ou interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.