Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRIÔS DO AMANHÃ: REVISITANDO O PASSADO E CONSTRUINDO O FUTURO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os ensinamentos da comunidade Remanescente de Quilombo da Vila Pau D'arco, localizada em Arapiraca - AL, influenciam nas metodologias didático-pedagógicas da Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo, situada na própria comunidade. Busca-se, ainda, compreender como se constrói a identidade quilombola nesse contexto e quem são os principais agentes responsáveis por mediar e fortalecer essa construção. A justificativa da pesquisa reside na relevância da conservação da oralidade, valorização dos saberes tradicionais e das práticas culturais quilombolas como instrumento de afirmação identitária e promoção de uma educação antirracista, crítica e contextualizada. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido por meio de observações de campo, entrevistas com educadores, membros da comunidade e grupos interculturais, além da análise das práticas pedagógicas presentes no cotidiano e currículo escolar. Os resultados evidenciam uma forte articulação entre os saberes ancestrais e as estratégias educativas, apresentando como frutos a criação de projetos como o grupo de percussão Kilombatuque e o grupo de dança Pérolas Negras. Essas iniciativas fortalecem o protagonismo juvenil, promovem a valorização da cultura afro-brasileira e asseguram a continuidade das tradições locais, consolidando a escola como um espaço de resistência, memória e construção coletiva de futuro.

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