Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DAS AÇÕES CURRICULARES E DEMANDAS DE ESCOLAS DA 9ª DIREC/RN VOLTADAS AO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DO PSE E PROMOÇÃO DA INTERSETORIALIDADE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A 9ª Diretoria Regional de Educação e Cultura em sede no município de Currais Novos-RN possui um total de doze municípios em sua circunscrição com 33 escolas da Rede Estadual de Ensino. O Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou o biênio 2025/2026 e tem suas ações planejadas pelas secretarias de saúde municipais voltadas ao atendimento em escolas públicas da educação básica. A partir da necessidade de buscar estratégias que fortaleçam o direcionamento dessas ações com base nas demandas e desafios reais das unidades escolares o presente estudo tem como finalidade fornecer elementos que possam contribuir no planejamento das secretarias municipais de saúde. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um formulário eletrônico, respondido por Coordenadores/Apoios Pedagógicos de escolas que possuem diferentes ofertas de ensino da Educação Básica. Observa-se que 90% das escolas desenvolvem ações do PSE dentro do currículo escolar, o que demonstra que há integração e discussão das temáticas em atividades desenvolvidas pela Escola por meio do planejamento dos professores. A principal abordagem da escola ocorre por parcerias com profissionais de saúde (90%) que, em questão aberta, mencionaram ser em sua maioria profissionais liberais, isso pode ser sinal de o PSE fortalecer suas ações com base nas demandas reais das escolas. Dentre as temáticas mais movimentadas nas escolas foi a de Promoção da Atividade Física (63,3%), corroborando com o percentual de envolvimento dos professores de Educação Física (83,3%). A temática que acham mais relevante para a atuação do PSE são aquelas voltadas a Saúde Mental e Emocional dos estudantes (73,3%) e sobre Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool (6,5%). Assim, com base nos resultados e no levantamento de dificuldades das escolas, espera-se que o estudo venha a contribuir para o fortalecimento da intersetorialidade e o planejamento das secretarias municipais de saúde.

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