O PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO NAS PERSPECTIVAS HISTÓRICA E SÓCIOANTROPOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127586 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6213 "inscrito_id" => 14269 "titulo" => "O PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO NAS PERSPECTIVAS HISTÓRICA E SÓCIOANTROPOLÓGICA" "resumo" => "A educação não pode ser compreendida à margem da história, mas apenas no contexto em que os sujeitos constroem, por meio de suas relações, a própria existência. Assim, este estudo analisa o processo educacional brasileiro a partir de uma perspectiva histórico-socioantropológica, evidenciando a educação como prática social atravessada por disputas ideológicas, interesses políticos e transformações econômicas. Desde o período colonial, com a atuação dos jesuítas, até o contexto contemporâneo, marcado por políticas neoliberais, o artigo traça um panorama das principais reformas educacionais, seus impactos e contradições. A análise destaca o papel das ideologias educacionais — como o escolanovismo, o tecnicismo e o liberalismo — na definição dos rumos da escola pública brasileira. Referenciais como Durkheim, Marx, Althusser, Gramsci e autores da educação crítica como Paulo Freire são mobilizados para compreender as tensões entre escola, poder e sociedade. A pesquisa aponta que, apesar dos avanços em termos de democratização do acesso e políticas de inclusão, a educação brasileira ainda enfrenta desafios estruturais como desigualdades de raça, classe, gênero, além da precarização da infraestrutura e da formação docente. Políticas afirmativas, ações voltadas à equidade e a valorização da diversidade são apontadas como caminhos para superar as limitações impostas por uma tradição educacional excludente. Conclui-se que a compreensão crítica da história da educação brasileira é essencial para construir práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social e com a construção de uma escola democrática, plural e socialmente justa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6213_06112025112058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO" "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO" "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127586 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6213 "inscrito_id" => 14269 "titulo" => "O PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO NAS PERSPECTIVAS HISTÓRICA E SÓCIOANTROPOLÓGICA" "resumo" => "A educação não pode ser compreendida à margem da história, mas apenas no contexto em que os sujeitos constroem, por meio de suas relações, a própria existência. Assim, este estudo analisa o processo educacional brasileiro a partir de uma perspectiva histórico-socioantropológica, evidenciando a educação como prática social atravessada por disputas ideológicas, interesses políticos e transformações econômicas. Desde o período colonial, com a atuação dos jesuítas, até o contexto contemporâneo, marcado por políticas neoliberais, o artigo traça um panorama das principais reformas educacionais, seus impactos e contradições. A análise destaca o papel das ideologias educacionais — como o escolanovismo, o tecnicismo e o liberalismo — na definição dos rumos da escola pública brasileira. Referenciais como Durkheim, Marx, Althusser, Gramsci e autores da educação crítica como Paulo Freire são mobilizados para compreender as tensões entre escola, poder e sociedade. A pesquisa aponta que, apesar dos avanços em termos de democratização do acesso e políticas de inclusão, a educação brasileira ainda enfrenta desafios estruturais como desigualdades de raça, classe, gênero, além da precarização da infraestrutura e da formação docente. Políticas afirmativas, ações voltadas à equidade e a valorização da diversidade são apontadas como caminhos para superar as limitações impostas por uma tradição educacional excludente. Conclui-se que a compreensão crítica da história da educação brasileira é essencial para construir práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social e com a construção de uma escola democrática, plural e socialmente justa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14269_TB6213_06112025112058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NEIDE TARGINO" "autor_nome_curto" => "NEIDE TARGINO" "autor_email" => "maria.neide@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }