Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO NAS PERSPECTIVAS HISTÓRICA E SÓCIOANTROPOLÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação não pode ser compreendida à margem da história, mas apenas no contexto em que os sujeitos constroem, por meio de suas relações, a própria existência. Assim, este estudo analisa o processo educacional brasileiro a partir de uma perspectiva histórico-socioantropológica, evidenciando a educação como prática social atravessada por disputas ideológicas, interesses políticos e transformações econômicas. Desde o período colonial, com a atuação dos jesuítas, até o contexto contemporâneo, marcado por políticas neoliberais, o artigo traça um panorama das principais reformas educacionais, seus impactos e contradições. A análise destaca o papel das ideologias educacionais — como o escolanovismo, o tecnicismo e o liberalismo — na definição dos rumos da escola pública brasileira. Referenciais como Durkheim, Marx, Althusser, Gramsci e autores da educação crítica como Paulo Freire são mobilizados para compreender as tensões entre escola, poder e sociedade. A pesquisa aponta que, apesar dos avanços em termos de democratização do acesso e políticas de inclusão, a educação brasileira ainda enfrenta desafios estruturais como desigualdades de raça, classe, gênero, além da precarização da infraestrutura e da formação docente. Políticas afirmativas, ações voltadas à equidade e a valorização da diversidade são apontadas como caminhos para superar as limitações impostas por uma tradição educacional excludente. Conclui-se que a compreensão crítica da história da educação brasileira é essencial para construir práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social e com a construção de uma escola democrática, plural e socialmente justa.

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