Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO À DIVERSIDADE: A INCLUSÃO SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR E COMPLEXA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos conceitos de transdisciplinaridade e complexidade no contexto dos processos educativos inclusivos. A metodologia científica adotada busca integrar diferentes perspectivas teóricas, alinhando as contribuições de Nicolescu (1999) às reflexões de Freire (1996) e Morin (2011, 2015). Nicolescu (1999) propõe a transdisciplinaridade como uma abordagem que ultrapassa as fronteiras tradicionais entre as disciplinas, visando à construção de um conhecimento mais holístico e integrado. Por sua vez, Freire (1996), com sua pedagogia crítica, enfatiza a educação como um processo de conscientização e transformação social. Morin (2011, 2015), por sua vez, aborda a complexidade como um princípio fundamental para a compreensão da realidade. Ao integrar essas abordagens, o estudo busca aprofundar a análise sobre como os processos educativos inclusivos podem ser enriquecidos pela transdisciplinaridade e pela compreensão da complexidade, promovendo uma educação mais democrática, holística e capaz de responder aos desafios contemporâneos. Essa interação entre diferentes concepções teóricas permite uma visão mais ampla e enriquecida sobre o tema, promovendo um diálogo entre as diversas perspectivas. Discute-se como esses conceitos podem desafiar a visão tradicional da educação, marcada pela segregação dos saberes, e propõe-se que a integração do conhecimento seja uma abordagem mais eficaz para compreender o mundo e suas diversidades. A interconexão entre o todo e suas partes resulta em uma formação humana capaz de promover valores essenciais, como respeito, ética, tolerância, humanização e democratização das diferenças. Para fundamentar essa discussão, tomam-se como referência teóricos, entre outros estudiosos que abordam essa temática.

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