Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS OPORTUNIDADES E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127590
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6225
    "inscrito_id" => 14992
    "titulo" => "AS OPORTUNIDADES E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "A abordagem STEM (acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) surge como uma proposta inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se às exigências do século XXI, caracterizado pela constante evolução tecnológica e pela necessidade de cidadãos críticos, aptos a atuarem de forma significativa na sociedade. Na Educação Profissional e Tecnológica, essa abordagem possibilita o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais, tais como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos. Objetiva-se, com o presente trabalho, debater sobre as oportunidades e os desafios associados à implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, destacando como essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de educandos preparados para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo, além de colaborar com a formação integral do indivíduo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma revisão narrativa de literatura. Os dados foram obtidos a partir de consulta ao Portal de Periódicos da CAPES, à plataforma Google Acadêmico e à biblioteca eletrônica Scielo, em trabalhos publicados entre 2010 e 2025. Os resultados apontam para significativas oportunidades oferecidas pela abordagem STEM. Observou-se, nos estudos analisados, a essencial presença da interdisciplinaridade e o estímulo ao protagonismo do educando na construção do conhecimento. Além da importante inclinação ao desenvolvimento de soluções técnicas e criativas para problemas que envolvem as futuras práticas profissionais. Entretanto, desafios substanciais foram identificados, tais como a necessidade de investimentos significativos em recursos e infraestrutura, a resistência à mudança por parte de alguns educadores e a importância de uma formação continuada para os professores. Conclui-se que a implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode oferecer um caminho promissor para alinhar os currículos educacionais às necessidades do mercado de trabalho contemporâneo, impulsionando, de forma proeminente, o desenvolvimento científico e tecnológico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14992_TB6225_08112025105315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS FIGUEIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luiz.nogueira@cefet-rj.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127590
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6225
    "inscrito_id" => 14992
    "titulo" => "AS OPORTUNIDADES E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "A abordagem STEM (acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) surge como uma proposta inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se às exigências do século XXI, caracterizado pela constante evolução tecnológica e pela necessidade de cidadãos críticos, aptos a atuarem de forma significativa na sociedade. Na Educação Profissional e Tecnológica, essa abordagem possibilita o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais, tais como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos. Objetiva-se, com o presente trabalho, debater sobre as oportunidades e os desafios associados à implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, destacando como essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de educandos preparados para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo, além de colaborar com a formação integral do indivíduo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma revisão narrativa de literatura. Os dados foram obtidos a partir de consulta ao Portal de Periódicos da CAPES, à plataforma Google Acadêmico e à biblioteca eletrônica Scielo, em trabalhos publicados entre 2010 e 2025. Os resultados apontam para significativas oportunidades oferecidas pela abordagem STEM. Observou-se, nos estudos analisados, a essencial presença da interdisciplinaridade e o estímulo ao protagonismo do educando na construção do conhecimento. Além da importante inclinação ao desenvolvimento de soluções técnicas e criativas para problemas que envolvem as futuras práticas profissionais. Entretanto, desafios substanciais foram identificados, tais como a necessidade de investimentos significativos em recursos e infraestrutura, a resistência à mudança por parte de alguns educadores e a importância de uma formação continuada para os professores. Conclui-se que a implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode oferecer um caminho promissor para alinhar os currículos educacionais às necessidades do mercado de trabalho contemporâneo, impulsionando, de forma proeminente, o desenvolvimento científico e tecnológico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14992_TB6225_08112025105315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS FIGUEIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luiz.nogueira@cefet-rj.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem STEM (acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) surge como uma proposta inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se às exigências do século XXI, caracterizado pela constante evolução tecnológica e pela necessidade de cidadãos críticos, aptos a atuarem de forma significativa na sociedade. Na Educação Profissional e Tecnológica, essa abordagem possibilita o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais, tais como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos. Objetiva-se, com o presente trabalho, debater sobre as oportunidades e os desafios associados à implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, destacando como essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de educandos preparados para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo, além de colaborar com a formação integral do indivíduo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma revisão narrativa de literatura. Os dados foram obtidos a partir de consulta ao Portal de Periódicos da CAPES, à plataforma Google Acadêmico e à biblioteca eletrônica Scielo, em trabalhos publicados entre 2010 e 2025. Os resultados apontam para significativas oportunidades oferecidas pela abordagem STEM. Observou-se, nos estudos analisados, a essencial presença da interdisciplinaridade e o estímulo ao protagonismo do educando na construção do conhecimento. Além da importante inclinação ao desenvolvimento de soluções técnicas e criativas para problemas que envolvem as futuras práticas profissionais. Entretanto, desafios substanciais foram identificados, tais como a necessidade de investimentos significativos em recursos e infraestrutura, a resistência à mudança por parte de alguns educadores e a importância de uma formação continuada para os professores. Conclui-se que a implementação da abordagem STEM na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode oferecer um caminho promissor para alinhar os currículos educacionais às necessidades do mercado de trabalho contemporâneo, impulsionando, de forma proeminente, o desenvolvimento científico e tecnológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.