Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTE SURDO: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho busca identificar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Matemática a pessoas surdas e propor estratégias de superação fundamentadas na relação professor-estudante. A relação entre professores de matemática e aprendizes surdos é eficiente quando o professor tem uma qualificação adequada durante sua formação inicial, ou quando tem experiência docente de trabalho com esse público. A metodologia adotada na pesquisa é de caráter quali e quantitativo, pois foram utilizados dados numéricos e respostas a questionários submetidas a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa foi realizada através de um formulário online direcionado a professores de matemática, intérpretes de Libras e pessoas não ouvintes. Os dados obtidos apontam para uma crítica à desqualificação dos profissionais da área de Matemática no que se relaciona a Educação Inclusiva. Nesse sentido propõe como estratégia para contornar essa dificuldade que limita o trabalho do docente dentro do processo de ensino-aprendizagem: melhor formação; seja inicial, continuada ou contínua no ambiente da escola, que atenda à urgência dos estudantes, já que nem sempre há um intérprete na escola. As respostas dos contribuintes ao questionário também evidenciam a importância de os professores buscarem a utilização de estratégias diversificadas para melhora no ensino de conceitos matemáticos, principalmente com materiais visualmente estimulantes.

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