Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTILHA BILÍNGUE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS: TEMPOS VERBAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Ensino de Português Escrito Para Surdos, no curso de Letras Língua Portuguesa, como parte principal de uma intervenção pedagógica com o objetivo de explorar novas estratégias, de acordo com a pedagogia visual, para o ensino dos tempos verbais para surdos no 6° ano do ensino fundamental II. A Cartilha Bilíngue foi criada como material didático e sua aplicação, com o auxílio de uma professora bilíngue, foi possível com surdos de diferentes graus de aprendizado da Língua Portuguesa. O processo de ensino-aprendizagem para aquisição de Português ocorre por um caminho diferente entre sujeitos surdos e ouvintes, visto que destaca a visualidade como fator essencial no ensino dos tempos verbais (Quadros, 2006). A cartilha bilíngue é um material que abre a possibilidade de inclusão efetiva e pode ser trabalhada com alunos surdos e ouvintes. O método consiste em criar uma narrativa bilíngue que destaca o uso dos verbos no passado, presente e futuro, destacando em cores diferentes os verbos de cada tempo, e os sinais equivalentes à eles, explorando a visualidade, o uso de cores e de jogos como principal veiculador de sentidos para os alunos. O objetivo principal desta cartilha é que os alunos surdos e ouvintes pratiquem e desenvolvam a capacidade de identificar e usar corretamente os verbos, compreendendo os sentidos relacionados ao tempo verbal na norma culta do Português, identificando, interpretando e empregando corretamente os tempos verbais. Para isso, este material foi elaborado de maneira interativa e bilíngue, o que exercita a aplicação do uso dos tempos verbais dando aos alunos as ferramentas necessárias para se apropriar da habilidade de usar corretamente os verbos. As atividades foram elaboradas com as sugestões de possíveis jogos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem de LP para surdos presentes em Almeida (2019).

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