Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GASTRONOMIA E A SUA INTERFACE COM A ABORDAGEM CTSA: OPORTUNIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E SUSTENTÁVEL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O aumento dos Cursos de Gastronomia nas universidades brasileiras, têm configurado um movimento de estruturação acadêmico-científico da área. Soares, et al (2020) em seu estudo sobre as dissonâncias e convergências dos conceitos de gastronomia refletem sobre a importância da dialética entre os estudos da alimentação e outras ciências, para a ampliação do entendimento do que é a gastronomia contemporânea, inclusiva preocupada na sustentabilidade do meio ambiente. Tendo como base a crise ecológica reforçada a partir do sistema alimentar hegemônico, Ribeiro (2024) analisou o ensino de Gastronomia na promoção de sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis a partir do ensino, da pesquisa e, extensão universitária do bacharelado em Gastronomia da UFRJ. Esta proposta de trabalho objetiva refletir a transdisciplinaridade no ensino de gastronomia, a partir do projeto pedagógico do curso de gastronomia da UFRJ, e sua aproximação com os estudos Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). Fernandes, et al. (2018) ressaltam que CTSA contribui para o entendimento da dimensão social da Ciência e Tecnologia, sem deixar de lado a preocupação com os impactos ambientais, sociais e culturais que sofrem influência do uso da ciência e tecnologia. Isso favorece uma educação ampla, integrada e crítica do uso da ciência e tecnologia e sua relação com a sociedade e o ambiente. Para os estudiosos, a Gastronomia ultrapassa o saber prático, pois sua transdisciplinaridade auxilia na construção do saber e das suas práticas, por meio de estudos sobre alimentação humana, e o alimento e os sentidos e significados que estes mobilizam. Nesse sentido, identifica-se a oportunidade da ampliação no diálogo da Gastronomia com a abordagem CTSA, por meio das trocas entre as ciências físicas, químicas, sociais e biológicas, além claro dos aspectos culturais e ambientais na formação em gastronomia, contribuindo assim para que tenhamos egressos críticos e conscientes de seu papel transformador na sociedade.

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