TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GASTRONOMIA E A SUA INTERFACE COM A ABORDAGEM CTSA: OPORTUNIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E SUSTENTÁVEL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6258 "inscrito_id" => 14939 "titulo" => "TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GASTRONOMIA E A SUA INTERFACE COM A ABORDAGEM CTSA: OPORTUNIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E SUSTENTÁVEL" "resumo" => "O aumento dos Cursos de Gastronomia nas universidades brasileiras, têm configurado um movimento de estruturação acadêmico-científico da área. Soares, et al (2020) em seu estudo sobre as dissonâncias e convergências dos conceitos de gastronomia refletem sobre a importância da dialética entre os estudos da alimentação e outras ciências, para a ampliação do entendimento do que é a gastronomia contemporânea, inclusiva preocupada na sustentabilidade do meio ambiente. Tendo como base a crise ecológica reforçada a partir do sistema alimentar hegemônico, Ribeiro (2024) analisou o ensino de Gastronomia na promoção de sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis a partir do ensino, da pesquisa e, extensão universitária do bacharelado em Gastronomia da UFRJ. Esta proposta de trabalho objetiva refletir a transdisciplinaridade no ensino de gastronomia, a partir do projeto pedagógico do curso de gastronomia da UFRJ, e sua aproximação com os estudos Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). Fernandes, et al. (2018) ressaltam que CTSA contribui para o entendimento da dimensão social da Ciência e Tecnologia, sem deixar de lado a preocupação com os impactos ambientais, sociais e culturais que sofrem influência do uso da ciência e tecnologia. Isso favorece uma educação ampla, integrada e crítica do uso da ciência e tecnologia e sua relação com a sociedade e o ambiente. Para os estudiosos, a Gastronomia ultrapassa o saber prático, pois sua transdisciplinaridade auxilia na construção do saber e das suas práticas, por meio de estudos sobre alimentação humana, e o alimento e os sentidos e significados que estes mobilizam. Nesse sentido, identifica-se a oportunidade da ampliação no diálogo da Gastronomia com a abordagem CTSA, por meio das trocas entre as ciências físicas, químicas, sociais e biológicas, além claro dos aspectos culturais e ambientais na formação em gastronomia, contribuindo assim para que tenhamos egressos críticos e conscientes de seu papel transformador na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14939_TB6258_28102025120142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ANDREA DULCE TONINI" "autor_nome_curto" => "KARLA TONINI" "autor_email" => "karlatonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6258 "inscrito_id" => 14939 "titulo" => "TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GASTRONOMIA E A SUA INTERFACE COM A ABORDAGEM CTSA: OPORTUNIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E SUSTENTÁVEL" "resumo" => "O aumento dos Cursos de Gastronomia nas universidades brasileiras, têm configurado um movimento de estruturação acadêmico-científico da área. Soares, et al (2020) em seu estudo sobre as dissonâncias e convergências dos conceitos de gastronomia refletem sobre a importância da dialética entre os estudos da alimentação e outras ciências, para a ampliação do entendimento do que é a gastronomia contemporânea, inclusiva preocupada na sustentabilidade do meio ambiente. Tendo como base a crise ecológica reforçada a partir do sistema alimentar hegemônico, Ribeiro (2024) analisou o ensino de Gastronomia na promoção de sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis a partir do ensino, da pesquisa e, extensão universitária do bacharelado em Gastronomia da UFRJ. Esta proposta de trabalho objetiva refletir a transdisciplinaridade no ensino de gastronomia, a partir do projeto pedagógico do curso de gastronomia da UFRJ, e sua aproximação com os estudos Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). Fernandes, et al. (2018) ressaltam que CTSA contribui para o entendimento da dimensão social da Ciência e Tecnologia, sem deixar de lado a preocupação com os impactos ambientais, sociais e culturais que sofrem influência do uso da ciência e tecnologia. Isso favorece uma educação ampla, integrada e crítica do uso da ciência e tecnologia e sua relação com a sociedade e o ambiente. Para os estudiosos, a Gastronomia ultrapassa o saber prático, pois sua transdisciplinaridade auxilia na construção do saber e das suas práticas, por meio de estudos sobre alimentação humana, e o alimento e os sentidos e significados que estes mobilizam. Nesse sentido, identifica-se a oportunidade da ampliação no diálogo da Gastronomia com a abordagem CTSA, por meio das trocas entre as ciências físicas, químicas, sociais e biológicas, além claro dos aspectos culturais e ambientais na formação em gastronomia, contribuindo assim para que tenhamos egressos críticos e conscientes de seu papel transformador na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14939_TB6258_28102025120142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ANDREA DULCE TONINI" "autor_nome_curto" => "KARLA TONINI" "autor_email" => "karlatonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }