Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) adota cenários ou situações desafiadoras como estímulo para que os estudantes investiguem soluções para problemas, incentivando-os a assumir um papel ativo e responsável no processo de aprendizagem (Andrade; Campos, 2005). Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições da ABP na abordagem de modelos atômicos junto a estudantes do 1° ano do EM, conduzida a partir de uma sequência didática, com base na pesquisa qualitativa, analisando os dados obtidos por meio da fala e escrita dos alunos. Buscou-se compreender as experiências dos estudantes proporcionando uma visão mais ampla sobre os elementos abordados pela ABP. Os dados foram construídos a partir da participação (32) estudantes do 1° ano do EM de uma EREM da Cidade de Serra Talhada/PE. Os dados foram construídos ao longo das (6) etapas da sequência didática realizada, constituindo-se da: análise de concepções alternativas, contextualização do problema, apresentação do problema, abordagem dos conceitos de modelos atômicos através de problemas contextualizados, resolução coletiva dos problemas em grupos e reflexões finais sobre as soluções apresentadas e um questionário a fim de avaliar a sequência didática por meio da ABP. Neste trabalho, analisamos as etapas 1 e 6. A análise dos dados foram tratados com base na perspectiva de Bardin (1979). Diante disso, foi possível constatar que as concepções alternativas se distanciaram das expectativas em relação ao conteúdo a ser estudado, porém com a aplicação da sequência didática identificou-se indícios de aprendizagem acerca do conteúdo, reforçando a importância de abordagens dessa natureza nas salas de aula de Química. A proposta ofereceu uma contribuição significativa para o processo de ensino e aprendizagem, além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

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