Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MULHER NO DRAMA CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS DE VALTER HUGO MÃE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho parte da experiência e reflexão sobre a relevância da crítica nos estudos de Literatura Portuguesa Contemporânea dentro do curso de Letras Língua Portuguesa, com ênfase em estudos de gênero, utilizando-se da obra literária como disparador reflexivo. Essa análise se desenvolve a partir da leitura crítica do romance O Remorso de Baltazar Serapião do escritor português Valter Hugo Mãe, analisando a representação das personagens mulheres na obra afim de identificar a construção imagética da mulher no Contemporâneo. Objetivando compreender a relevância desta obra nos estudos de literatura em diálogo direto com a sociedade hodierna, leva-se em consideração além do texto em si, o contexto da narrativa - medieval - e seus aspectos de profícua relação com a atualidade. Nessa perspectiva, a análise toma como referencial teórico O Calibã e a Bruxa de Silvia Federici para compreender o contexto da desvalorização do trabalho da mulher, intrinsecamente ligada à estratificação de classe e gênero, acumulação primitiva, bem como o processo de objetificação e demonização da mulher. Para além de Federici, pauta-se também em A Origem do Drama Trágico Alemão de Walter Benjamin para entendimento do processo de rememoração na cultura, entendendo a importância da alegoria na relação do real com o vivido e a história. Em Baltazar Serapião apesar do fio narrativo ser desenvolvido em contexto medieval, o que torna está obra de um autor contemporâneo relevante aos estudos de gênero na atualidade, é sobretudo, seu possível encaixe com o contexto moderno, logo, cabe dizer que o processo de rememoração evocado nesta obra, despertam o efetivo aproveitamento de experiências humanas complexas de um passado não superado totalmente, em função das necessidades das lutas que travamos no presente.

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