Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Caderno de Educação Infantil – Pré- Escola- elaborado em 2020 para o Munícipios de Pernambuco, a partir do Programa Criança Alfabetizada (PCA) do Estado de Pernambuco, criado em 2019 pelo Governo Estadual, convertido em 2023 ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco pelo regime constitucional de colaboração entre os entes federativos. O qual é um excelente material de orientação de planejamento com a intencionalidade de favorecer o processo de cada criança de desenvolvimento e aprendizagem da leitura e escrita na pré-escola. A presente pesquisa tem o objetivo de refletir sobre como o Caderno do Professor desse programa supracitado oferece orientações teórico e metodológico para professores/professoras promoverem reflexões pelas crianças sobre a leitura e escrita de formas significativas e lúdicas nas infâncias. Quanto ao percurso metodológico será de cunho bibliográfico a partir do material disponibilizado na Rede Pública Educacional em articulação com aporte referencial teórico de Ferrero (1979), Soares (2017), Sepúlveda e Teberosky (2016) e outros na abordagem da leitura e escrita na Educação Infantil. O estudo possibilitará melhor compreensão sobre a teoria e as práticas pedagógicas referente à alfabetização e letramento na Educação Infantil. Os resultados desta pesquisa aponta para a grande contribuição do caderno até os dias atuais às práticas pedagógicas dos/das educadores, como meio de orientação para o trabalho docente de acordo com o Currículo de Pernambuco para Educação Infantil. Além disso, o caderno promove uma maior integração entre as práticas pedagógicas e os princípios norteadores do currículo. A utilização desse material também pode facilitar a avaliação contínua da prática pedagógica e o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, permitindo ajustes e intervenções pedagógicas mais precisas e eficazes.

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