Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO MISTURAS E DENSIDADE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA COM A TORRE DE LÍQUIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127612
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6278
    "inscrito_id" => 14837
    "titulo" => "EXPLORANDO MISTURAS E DENSIDADE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA COM A TORRE DE LÍQUIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma atividade experimental investigativa, no qual partiu de um problema, realizada com uma turma de 6º ano na disciplina de Ciências, com foco nos conceitos de misturas e densidade. A atividade envolveu dois momentos, no qual, ambos foram a realização experimentos investigativo, o primeiro, experimento de misturas homogêneas, já o segundo, denominado "Torre de Líquidos", utilizando materiais de baixo custo. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma experiência prática para que fosseposivel observar a formação de misturas heterogêneas e homogênenas e compreender como a densidade dos líquidos influencia sua separação em camadas distintas. Durante a atividade, os estudantes foram incentivados a realizar hipóteses, manipular os materiais e registrar suas observações, desenvolvendo habilidades de investigação científica e pensamento crítico. A metodologia adotada envolveu a utilização de líquidos de diferentes densidades, como óleo, água e xarope, e a construção da torre com a estratificação dos líquidos. Os resultados demonstraram que a atividade foi eficaz para a compreensão dos conceitos de densidade e misturas, além de estimular o interesse dos alunos pela Ciência de maneira prática e acessível. Conclui-se que o uso de experimentos investigativos com materiais de baixo custo é uma estratégia pedagógica eficiente para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa e colaborativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14837_TB6278_10112025235826.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PALLOMA"
    "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127612
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6278
    "inscrito_id" => 14837
    "titulo" => "EXPLORANDO MISTURAS E DENSIDADE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA COM A TORRE DE LÍQUIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma atividade experimental investigativa, no qual partiu de um problema, realizada com uma turma de 6º ano na disciplina de Ciências, com foco nos conceitos de misturas e densidade. A atividade envolveu dois momentos, no qual, ambos foram a realização experimentos investigativo, o primeiro, experimento de misturas homogêneas, já o segundo, denominado "Torre de Líquidos", utilizando materiais de baixo custo. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma experiência prática para que fosseposivel observar a formação de misturas heterogêneas e homogênenas e compreender como a densidade dos líquidos influencia sua separação em camadas distintas. Durante a atividade, os estudantes foram incentivados a realizar hipóteses, manipular os materiais e registrar suas observações, desenvolvendo habilidades de investigação científica e pensamento crítico. A metodologia adotada envolveu a utilização de líquidos de diferentes densidades, como óleo, água e xarope, e a construção da torre com a estratificação dos líquidos. Os resultados demonstraram que a atividade foi eficaz para a compreensão dos conceitos de densidade e misturas, além de estimular o interesse dos alunos pela Ciência de maneira prática e acessível. Conclui-se que o uso de experimentos investigativos com materiais de baixo custo é uma estratégia pedagógica eficiente para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa e colaborativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14837_TB6278_10112025235826.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PALLOMA"
    "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo descreve uma atividade experimental investigativa, no qual partiu de um problema, realizada com uma turma de 6º ano na disciplina de Ciências, com foco nos conceitos de misturas e densidade. A atividade envolveu dois momentos, no qual, ambos foram a realização experimentos investigativo, o primeiro, experimento de misturas homogêneas, já o segundo, denominado "Torre de Líquidos", utilizando materiais de baixo custo. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma experiência prática para que fosseposivel observar a formação de misturas heterogêneas e homogênenas e compreender como a densidade dos líquidos influencia sua separação em camadas distintas. Durante a atividade, os estudantes foram incentivados a realizar hipóteses, manipular os materiais e registrar suas observações, desenvolvendo habilidades de investigação científica e pensamento crítico. A metodologia adotada envolveu a utilização de líquidos de diferentes densidades, como óleo, água e xarope, e a construção da torre com a estratificação dos líquidos. Os resultados demonstraram que a atividade foi eficaz para a compreensão dos conceitos de densidade e misturas, além de estimular o interesse dos alunos pela Ciência de maneira prática e acessível. Conclui-se que o uso de experimentos investigativos com materiais de baixo custo é uma estratégia pedagógica eficiente para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.