Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FAZER PEDAGÓGICO NA AFETIVIDADE FAMILIAR COMO POTENCIALIZADOR DA/NA PEDAGOGIA: A INFLUÊNCIA DE MULHERES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as influências das relações afetivo-familiares, com enfoque nas interações entre mulheres, na construção da identidade docente enquanto potência para uma prática responsável e transgressora (HOOKS, 2013). A pesquisa tem como base as discussões de Wallon (1995) e Vygotsky (2001) em torno da afetividade não apenas como dimensão emocional, mas como elemento constitutivo da subjetividade humana. Considerando que as relações entre sujeitos no contexto da educação podem ser definidoras para um fazer pedagógico que vá de encontro com a superação das desigualdades e quebra de barreiras, discute ainda sobre os aspectos da presença da educação mercantilizada na sociedade contemporânea e propõe uma abordagem humanizada que reconhece os saberes construídos no cotidiano (FREIRE, 1967). Apresenta, apoiando-se em uma abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa (CHIZOTTI, 1995) inspirada nos fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica, às influências das relações afetivo familiares, com ênfase nas interações entre mulheres e a construção da identidade docente. Como instrumento de coleta de dados, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o processo histórico da Pedagogia no Brasil e a influência da mulher no contexto da Educação brasileira. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com estudantes do curso de Pedagogia de uma Faculdade Pública da Baixada Fluminense sobre as influências de mulheres no âmbito familiar que motivaram a escolha pela carreira docente. Os resultados indicam que as relações de afeto, especificamente entre mulheres, são parte crucial na construção da identidade docente. A partir do levantamento bibliográfico, observa-se que a história da pedagogia revela uma forte presença feminina, evidenciando o protagonismo das mulheres na constituição e no desenvolvimento de saberes educacionais. Entende-se assim que, a afetividade familiar atua como um potencializador na formação docente, contribuindo para a constituição de educadores mais reflexivos, comprometidos e questionadores.

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