ESCREVENDO HISTÓRIAS: A LEITURA, A ESCRITA E A MEMÓRIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - EJA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6281 "inscrito_id" => 13986 "titulo" => "ESCREVENDO HISTÓRIAS: A LEITURA, A ESCRITA E A MEMÓRIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - EJA" "resumo" => "Baseados nos questionamentos em relação ao aprendizado da produção textual e das dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, anos finais, enfrentam, apresenta-se neste projeto uma proposta de intervenção para alunos da sexta série de uma escola pública de Praia Grande/SP, que tem como objetivo investigar as vivências e memórias, proporcionando o desenvolvimento da produção escrita por meio do letramento literário. A partir desse processo, desenvolver um material didático de perspectiva aberta com o resultado das produções textuais dos alunos a fim de contribuir para o aprimoramento do processo de aprendizagem. A escolha de explorar as vivências e memórias desses estudantes se deu pela percepção de que possibilita e amplia a prática de produção escrita, além de permitir que sejam capazes de ser protagonistas, já que irão falar de suas próprias experiências. Do ponto de vista teórico, norteiam esta pesquisa a metodologia de sequência básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2009), a teoria de Paulo Freire, as discussões sobre gênero textual/discursivo segundo Bakhtin (2006), Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2010), além de Bronckart (2009), Adam (2011) e Koch (2015), e para nortear o conceito de interdisciplinaridade recorreremos a Ivani Fazenda. Esses autores foram escolhidos devido à relevância de suas abordagens no contexto da pesquisa. Com a intenção de alcançar o objetivo, foram desenvolvidas oficinas literárias com atividades sistematicamente organizadas em cinco etapas. Dessa prática, foram escolhidos um conjunto de textos produzidos pelos alunos que serviram como base para análise, instrumentalização e avaliação da proposta de aprendizagem. A pesquisa demonstra que é possível envolver os alunos ativamente nas práticas pedagógicas, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora que valorize suas memórias, experiências pessoais e fortaleça sua identidade, além de uma visão crítica e consciente das realidades sociais que afetam suas vidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13986_TB6281_28102025131857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaca_ka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6281 "inscrito_id" => 13986 "titulo" => "ESCREVENDO HISTÓRIAS: A LEITURA, A ESCRITA E A MEMÓRIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - EJA" "resumo" => "Baseados nos questionamentos em relação ao aprendizado da produção textual e das dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, anos finais, enfrentam, apresenta-se neste projeto uma proposta de intervenção para alunos da sexta série de uma escola pública de Praia Grande/SP, que tem como objetivo investigar as vivências e memórias, proporcionando o desenvolvimento da produção escrita por meio do letramento literário. A partir desse processo, desenvolver um material didático de perspectiva aberta com o resultado das produções textuais dos alunos a fim de contribuir para o aprimoramento do processo de aprendizagem. A escolha de explorar as vivências e memórias desses estudantes se deu pela percepção de que possibilita e amplia a prática de produção escrita, além de permitir que sejam capazes de ser protagonistas, já que irão falar de suas próprias experiências. Do ponto de vista teórico, norteiam esta pesquisa a metodologia de sequência básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2009), a teoria de Paulo Freire, as discussões sobre gênero textual/discursivo segundo Bakhtin (2006), Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2010), além de Bronckart (2009), Adam (2011) e Koch (2015), e para nortear o conceito de interdisciplinaridade recorreremos a Ivani Fazenda. Esses autores foram escolhidos devido à relevância de suas abordagens no contexto da pesquisa. Com a intenção de alcançar o objetivo, foram desenvolvidas oficinas literárias com atividades sistematicamente organizadas em cinco etapas. Dessa prática, foram escolhidos um conjunto de textos produzidos pelos alunos que serviram como base para análise, instrumentalização e avaliação da proposta de aprendizagem. A pesquisa demonstra que é possível envolver os alunos ativamente nas práticas pedagógicas, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora que valorize suas memórias, experiências pessoais e fortaleça sua identidade, além de uma visão crítica e consciente das realidades sociais que afetam suas vidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13986_TB6281_28102025131857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaca_ka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }