O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127619 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6291 "inscrito_id" => 12514 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nesta proposta, busca-se discorrer sobre alguns aspectos acerca da experiência docente e dos usos das tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública Federal, mais especificamente na Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM), considerando as especificidades desta modalidade em relação à difusão do ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas em território nacional e internacional. Propõe-se, ainda, demonstrar a utilização de ferramentas interativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem na área de Língua Inglesa do Ensino Médio, e sua repercussão na formação das novas gerações, amparadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Recorre-se, para pressuposto teórico, às ideias de Maria Luiza Belloni (2011), sobre a relação da educação e dos meios de comunicação no processo de ensino por meio de conteúdos midiáticos de maneira crítica e produtiva. Desenvolvido o conceito de Mídia-educação, a teórica utiliza-se da importância das mídias na vida social, pensando, nesta pesquisa, a realidade dos estudantes. Dessa forma, as mídias são recursos pedagógicos essenciais no processo de ensino de forma crítica e contextualizada. Associadas a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme teoriza John B. Thompson (1998), estão conectadas às mídias, que por sua vez, estão ligadas à perspectiva dos sujeitos contemporâneos, modificando sua relação com o mundo. A fundamentação metodológica se fundamenta em uma perspectiva bibliográfica e aplicada, com estudo direcionado à sala de aula virtual de Língua inglesa do 2º ano do Ensino Médio e seus mecanismos de ensino, criando novas possibilidades de ambientes de aprendizagem e de práticas pedagógicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12514_TB6291_28102025162151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA MARCELA TEIXEIRA LABORDA MENDES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA" "autor_email" => "isabella.marcela@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127619 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6291 "inscrito_id" => 12514 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nesta proposta, busca-se discorrer sobre alguns aspectos acerca da experiência docente e dos usos das tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública Federal, mais especificamente na Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM), considerando as especificidades desta modalidade em relação à difusão do ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas em território nacional e internacional. Propõe-se, ainda, demonstrar a utilização de ferramentas interativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem na área de Língua Inglesa do Ensino Médio, e sua repercussão na formação das novas gerações, amparadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Recorre-se, para pressuposto teórico, às ideias de Maria Luiza Belloni (2011), sobre a relação da educação e dos meios de comunicação no processo de ensino por meio de conteúdos midiáticos de maneira crítica e produtiva. Desenvolvido o conceito de Mídia-educação, a teórica utiliza-se da importância das mídias na vida social, pensando, nesta pesquisa, a realidade dos estudantes. Dessa forma, as mídias são recursos pedagógicos essenciais no processo de ensino de forma crítica e contextualizada. Associadas a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme teoriza John B. Thompson (1998), estão conectadas às mídias, que por sua vez, estão ligadas à perspectiva dos sujeitos contemporâneos, modificando sua relação com o mundo. A fundamentação metodológica se fundamenta em uma perspectiva bibliográfica e aplicada, com estudo direcionado à sala de aula virtual de Língua inglesa do 2º ano do Ensino Médio e seus mecanismos de ensino, criando novas possibilidades de ambientes de aprendizagem e de práticas pedagógicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12514_TB6291_28102025162151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA MARCELA TEIXEIRA LABORDA MENDES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA" "autor_email" => "isabella.marcela@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }