Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127619
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6291
    "inscrito_id" => 12514
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta proposta, busca-se discorrer sobre alguns aspectos acerca da experiência docente e dos usos das tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública Federal, mais especificamente na Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM), considerando as especificidades desta modalidade em relação à difusão do ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas em território nacional e internacional. Propõe-se, ainda, demonstrar a utilização de ferramentas interativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem na área de Língua Inglesa do Ensino Médio, e sua repercussão na formação das novas gerações, amparadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Recorre-se, para pressuposto teórico, às ideias de Maria Luiza Belloni (2011), sobre a relação da educação e dos meios de comunicação no processo de ensino por meio de conteúdos midiáticos de maneira crítica e produtiva. Desenvolvido o conceito de Mídia-educação, a teórica utiliza-se da importância das mídias na vida social, pensando, nesta pesquisa, a realidade dos estudantes. Dessa forma, as mídias são recursos pedagógicos essenciais no processo de ensino de forma crítica e contextualizada. Associadas a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme teoriza John B. Thompson (1998), estão conectadas às mídias, que por sua vez, estão ligadas à perspectiva dos sujeitos contemporâneos, modificando sua relação com o mundo. A fundamentação metodológica se fundamenta em uma perspectiva bibliográfica e aplicada, com estudo direcionado à sala de aula virtual de Língua inglesa do 2º ano do Ensino Médio e seus mecanismos de ensino, criando novas possibilidades de ambientes de aprendizagem e de práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12514_TB6291_28102025162151.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA MARCELA TEIXEIRA LABORDA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.marcela@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127619
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6291
    "inscrito_id" => 12514
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta proposta, busca-se discorrer sobre alguns aspectos acerca da experiência docente e dos usos das tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública Federal, mais especificamente na Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM), considerando as especificidades desta modalidade em relação à difusão do ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas em território nacional e internacional. Propõe-se, ainda, demonstrar a utilização de ferramentas interativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem na área de Língua Inglesa do Ensino Médio, e sua repercussão na formação das novas gerações, amparadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Recorre-se, para pressuposto teórico, às ideias de Maria Luiza Belloni (2011), sobre a relação da educação e dos meios de comunicação no processo de ensino por meio de conteúdos midiáticos de maneira crítica e produtiva. Desenvolvido o conceito de Mídia-educação, a teórica utiliza-se da importância das mídias na vida social, pensando, nesta pesquisa, a realidade dos estudantes. Dessa forma, as mídias são recursos pedagógicos essenciais no processo de ensino de forma crítica e contextualizada. Associadas a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme teoriza John B. Thompson (1998), estão conectadas às mídias, que por sua vez, estão ligadas à perspectiva dos sujeitos contemporâneos, modificando sua relação com o mundo. A fundamentação metodológica se fundamenta em uma perspectiva bibliográfica e aplicada, com estudo direcionado à sala de aula virtual de Língua inglesa do 2º ano do Ensino Médio e seus mecanismos de ensino, criando novas possibilidades de ambientes de aprendizagem e de práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12514_TB6291_28102025162151.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA MARCELA TEIXEIRA LABORDA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.marcela@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta proposta, busca-se discorrer sobre alguns aspectos acerca da experiência docente e dos usos das tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública Federal, mais especificamente na Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM), considerando as especificidades desta modalidade em relação à difusão do ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas em território nacional e internacional. Propõe-se, ainda, demonstrar a utilização de ferramentas interativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem na área de Língua Inglesa do Ensino Médio, e sua repercussão na formação das novas gerações, amparadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Recorre-se, para pressuposto teórico, às ideias de Maria Luiza Belloni (2011), sobre a relação da educação e dos meios de comunicação no processo de ensino por meio de conteúdos midiáticos de maneira crítica e produtiva. Desenvolvido o conceito de Mídia-educação, a teórica utiliza-se da importância das mídias na vida social, pensando, nesta pesquisa, a realidade dos estudantes. Dessa forma, as mídias são recursos pedagógicos essenciais no processo de ensino de forma crítica e contextualizada. Associadas a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme teoriza John B. Thompson (1998), estão conectadas às mídias, que por sua vez, estão ligadas à perspectiva dos sujeitos contemporâneos, modificando sua relação com o mundo. A fundamentação metodológica se fundamenta em uma perspectiva bibliográfica e aplicada, com estudo direcionado à sala de aula virtual de Língua inglesa do 2º ano do Ensino Médio e seus mecanismos de ensino, criando novas possibilidades de ambientes de aprendizagem e de práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.