Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE ARGUMENTAL DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UM ESTUDO SOBRE REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2023

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Considerando a necessidade de pesquisas voltadas para o aprimoramento das práticas de escrita no meio escolar, assim como a relevância e aplicabilidade dos estudos argumentativos em situações concretas de uso de modo consciente, convincente e persuasivo, surgiu esta pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar um protótipo argumental para o gênero textual dissertativo-argumentativo. Gênero esse amplamente cobrado como critério avaliativo de alto peso em processos de ingresso em vestibulares e concursos públicos. Para fundamentar teoricamente a discussão, esse estudo utilizou-se, sobretudo, dos trabalhos de Fiorin (2018), de Koch (2000) e do Tratado da Argumentação: uma nova retórica (2005) de Perelman e Tyteca. Ademais, o corpus da pesquisa é composto por cinco exemplares de redações nota mil do ENEM 2023, cujo tema foi: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Quanto à metodologia utilizada, essa é qualitativa, tendo em vista que se dará uma análise interpretativa. Como resultado, constatou-se que as técnicas argumentais mais utilizadas no corpo do texto se fundamentam na estrutura do real, aqueles que baseiam a sua lógica em elementos concretos, fatos ou relações que fazem parte da realidade objetiva. Por fim, ressalta-se a necessidade de que a escola aborde adequadamente as técnicas argumentais não apenas com foco em avaliações externas, mas como habilidade necessária à vida em sociedade.

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