Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE ORIGAMI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo objetiva relatar a experiência de três licenciandos em processo de formação inicial com a utilização de origami como material concreto para o ensino de geometria e destacar reflexões do processo de ensino aprendizagem promovido. A ideia principal em explorar essa temática foi mostrar como as dobraduras de papel podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas, como as previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de uma maneira lúdica para auxiliar os alunos na compreensão de assuntos da matemática que envolvem a abstração, como a identificação de figuras planas como: o círculo, quadrado, retângulo e triângulo, para isso também foram utilizados exemplos reais do cotidiano. Está é uma pesquisa qualitativa, por tratar de dados não quantificáveis, como aprendizagem, atitudes e conhecimentos. Essa prática foi desenvolvida no formato de oficina em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da geometria por meio da construção de origamis, de forma que, ao fazerem as dobraduras notavam as figuras geométricas que se formavam. No decorrer da atividade, foi possível identificar que os alunos estavam mais interessados e participativos. Como dados da pesquisa, utilizamos o diário de bordo dos três licenciandos proponentes, plano da oficina, registros fotográficos da atividade e falas dos estudantes durante a atividade. Destacamos com esse artigo a capacidade que o uso do origami tem como uma estratégia didática capaz de promover um aprendizado significativo e reforçamos a importância do uso de mais metodologias que ofereçam aos estudantes um aprendizado autônomo e participativo; em relação aos licenciandos, ocorre o desenvolvimento formativo com o uso de práticas reais para ensinar Matemática em sala de aula

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