Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE E RELEVÂNCIA DE DISCIPLINAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E DO GOIÁS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Sabe-se que o estudo da didática específica das diferentes áreas do conhecimento é relevante na formação de Professores de Educação Básica frente aos diferentes componentes curriculares das Etapas e Modalidades. No caso dos(as) pedagogos(as), como profissionais responsáveis pela docência nos primeiros anos do Ensino Fundamental, além da didática geral, o estudo de didáticas é muito amplo. Porém, um importante desafio para muitos desses profissionais é o domínio dos conteúdos específicos dessas áreas de conhecimento para sua transposição didática em sala de aula. Nesse sentido, o presente artigo reflete sobre a relevância do Ensino de Ciências na Educação Básica, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e propõe investigar a oferta de disciplinas em Ensino de Ciências e suas características em cursos de Pedagogia de diferentes Instituições de e ensino superior públicas do Distrito Federal (DF) e entorno, tendo como referência, todo o seu território e a região de seu entorno geopolítico goiano. A partir disso, foram analisados seis cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior públicas do Distrito Federal e do Goiás, sendo realizado mediante uma Pesquisa de metodologia qualitativa e de caráter documental, a fim de levantar o nome das disciplinas de Ensino de ciências, a quantidade e sua respectiva carga horária em cada Instituição, suas ementas, e modalidade de oferta. Foi observado que a oferta de disciplinas de Ensino de ciências foi variável entre as instituições, envolvendo desde disciplinas obrigatórias a específicas. Além disso, algumas temáticas comuns ao ensino de ciências são também tratadas em outras disciplinas específicas dos cursos. É possível inferir que nas disciplinas de ensino de ciências predomina maior atenção aos aspectos metodológicos do ensino, do campo das didáticas específicas, quando comparado com os conteúdos específicos de ciências da natureza, que por sua vez, são menos privilegiados nesse campo da didática. Destacamos a necessidade de uma maior atenção aos conteúdos específicos, sobre os quais, os métodos e técnicas das didáticas específicas completam seu significado na formação docente.

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