A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUAGENS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127638 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6327 "inscrito_id" => 12539 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUAGENS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A crescente presença das tecnologias digitais no cotidiano exige que as instituições de ensino adaptem suas práticas pedagógicas para preparar os estudantes para os desafios contemporâneos. Este relato de experiência descreve a integração de tecnologias digitais no ensino de Linguagens em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Recife, Pernambuco. O objetivo foi desenvolver habilidades de comunicação digital e trabalho colaborativo, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente em competências digitais. Foram utilizadas ferramentas como Google Docs, Trello e Google Classroom para fomentar um aprendizado colaborativo e interativo, dividido em três etapas: apresentação das ferramentas, atividades interativas e reflexão sobre as habilidades adquiridas. O referencial teórico fundamentou-se em Jonassen (2000), que enfatiza a aprendizagem digital interativa, Perrenoud (2004), que destaca a importância do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, Moran (2013), que defende a inserção da tecnologia na educação, e Lück (2014), que aponta a relevância das metodologias ativas. Os resultados mostraram melhorias significativas nas competências digitais dos estudantes, além de uma maior colaboração e organização nas atividades em grupo. Observou-se também um alinhamento entre as práticas pedagógicas e as demandas do mercado de trabalho, tornando a aprendizagem mais significativa e conectada à realidade dos estudantes. A reflexão final revelou a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a comunicação digital, o trabalho em equipe e a capacidade de autogestão. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais no processo educacional contribui para um ensino mais conectado às exigências do século XXI, preparando os alunos para desafios futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12539_TB6327_29102025155215.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127638 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6327 "inscrito_id" => 12539 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUAGENS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A crescente presença das tecnologias digitais no cotidiano exige que as instituições de ensino adaptem suas práticas pedagógicas para preparar os estudantes para os desafios contemporâneos. Este relato de experiência descreve a integração de tecnologias digitais no ensino de Linguagens em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Recife, Pernambuco. O objetivo foi desenvolver habilidades de comunicação digital e trabalho colaborativo, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente em competências digitais. Foram utilizadas ferramentas como Google Docs, Trello e Google Classroom para fomentar um aprendizado colaborativo e interativo, dividido em três etapas: apresentação das ferramentas, atividades interativas e reflexão sobre as habilidades adquiridas. O referencial teórico fundamentou-se em Jonassen (2000), que enfatiza a aprendizagem digital interativa, Perrenoud (2004), que destaca a importância do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, Moran (2013), que defende a inserção da tecnologia na educação, e Lück (2014), que aponta a relevância das metodologias ativas. Os resultados mostraram melhorias significativas nas competências digitais dos estudantes, além de uma maior colaboração e organização nas atividades em grupo. Observou-se também um alinhamento entre as práticas pedagógicas e as demandas do mercado de trabalho, tornando a aprendizagem mais significativa e conectada à realidade dos estudantes. A reflexão final revelou a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a comunicação digital, o trabalho em equipe e a capacidade de autogestão. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais no processo educacional contribui para um ensino mais conectado às exigências do século XXI, preparando os alunos para desafios futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12539_TB6327_29102025155215.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }