Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJAI: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6331
    "inscrito_id" => 12747
    "titulo" => "JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJAI: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o uso de jogos como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos (EJAI), a partir de experiência desenvolvida em uma turma do Módulo I, em uma escola da Rede Municipal do Recife. Trata-se de uma extensão da pesquisa intitulada “Entre o tradicional e o inovador: desafios e possibilidades na alfabetização de jovens, adultos e idosos”, que analisou práticas docentes na mesma escola e evidenciou a necessidade de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Magda Soares, o estudo parte da concepção de alfabetização como prática social, valorizando os saberes prévios dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento. Ao longo da implementação, foram desenvolvidas e aplicadas sequências de jogos didáticos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica, da oralidade, da leitura e da escrita, promovendo ainda o fortalecimento da autoestima e o engajamento dos participantes. Os dados obtidos, por meio da observação participante, registros em diário de campo e devolutivas dos próprios estudantes, demonstram que os jogos possibilitam um ambiente mais inclusivo, estimulante e condizente com as especificidades da EJAI. As análises preliminares indicam que a ludicidade, quando aliada a práticas pedagógicas reflexivas e intencionais, favorece aprendizagens mais significativas e contribui para ressignificar o espaço da sala de aula. Assim, o estudo reafirma o potencial dos jogos como instrumentos potentes na promoção do letramento de sujeitos historicamente excluídos dos processos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12747_TB6331_17102025151733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MIRANDA"
    "autor_email" => "m.vitoriadeo.miranda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6331
    "inscrito_id" => 12747
    "titulo" => "JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJAI: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o uso de jogos como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos (EJAI), a partir de experiência desenvolvida em uma turma do Módulo I, em uma escola da Rede Municipal do Recife. Trata-se de uma extensão da pesquisa intitulada “Entre o tradicional e o inovador: desafios e possibilidades na alfabetização de jovens, adultos e idosos”, que analisou práticas docentes na mesma escola e evidenciou a necessidade de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Magda Soares, o estudo parte da concepção de alfabetização como prática social, valorizando os saberes prévios dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento. Ao longo da implementação, foram desenvolvidas e aplicadas sequências de jogos didáticos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica, da oralidade, da leitura e da escrita, promovendo ainda o fortalecimento da autoestima e o engajamento dos participantes. Os dados obtidos, por meio da observação participante, registros em diário de campo e devolutivas dos próprios estudantes, demonstram que os jogos possibilitam um ambiente mais inclusivo, estimulante e condizente com as especificidades da EJAI. As análises preliminares indicam que a ludicidade, quando aliada a práticas pedagógicas reflexivas e intencionais, favorece aprendizagens mais significativas e contribui para ressignificar o espaço da sala de aula. Assim, o estudo reafirma o potencial dos jogos como instrumentos potentes na promoção do letramento de sujeitos historicamente excluídos dos processos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12747_TB6331_17102025151733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MIRANDA"
    "autor_email" => "m.vitoriadeo.miranda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa o uso de jogos como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos (EJAI), a partir de experiência desenvolvida em uma turma do Módulo I, em uma escola da Rede Municipal do Recife. Trata-se de uma extensão da pesquisa intitulada “Entre o tradicional e o inovador: desafios e possibilidades na alfabetização de jovens, adultos e idosos”, que analisou práticas docentes na mesma escola e evidenciou a necessidade de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Magda Soares, o estudo parte da concepção de alfabetização como prática social, valorizando os saberes prévios dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento. Ao longo da implementação, foram desenvolvidas e aplicadas sequências de jogos didáticos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica, da oralidade, da leitura e da escrita, promovendo ainda o fortalecimento da autoestima e o engajamento dos participantes. Os dados obtidos, por meio da observação participante, registros em diário de campo e devolutivas dos próprios estudantes, demonstram que os jogos possibilitam um ambiente mais inclusivo, estimulante e condizente com as especificidades da EJAI. As análises preliminares indicam que a ludicidade, quando aliada a práticas pedagógicas reflexivas e intencionais, favorece aprendizagens mais significativas e contribui para ressignificar o espaço da sala de aula. Assim, o estudo reafirma o potencial dos jogos como instrumentos potentes na promoção do letramento de sujeitos historicamente excluídos dos processos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.