EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA: CAMINHOS INTEGRADOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127645 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6337 "inscrito_id" => 14821 "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA: CAMINHOS INTEGRADOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente trabalho analisou o Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) e seus efeitos na permanência, motivação e bem-estar dos estudantes do ensino superior, tendo a extensão universitária como dimensão estratégica da política de assistência estudantil. Sendo assim, a pesquisa parte de uma abordagem metodológica mista e é ancorada nos modelos teóricos de Tinto (1975), que discute a integração acadêmica e social como fator determinante da permanência, e de Hettler (1980), que aborda o bem-estar como construção multidimensional. Com base nas percepções de 142 alunos e 52 egressos da UEA, os dados coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada, apontam que a assistência estudantil, quando articulada às ações de extensão universitária, fortalece os vínculos entre estudantes e a universidade, promove o pertencimento institucional e potencializa experiências formativas alinhadas às realidades amazônicas. Ademais, observou-se que a participação destes estudantes em ações e projetos de extensão contribuiu para o engajamento, ampliando o processo de formação na graduação e o protagonismo estudantil em iniciativas com impacto social. Em um estado como o Amazonas, cujos desafios estruturais acentuam as desigualdades no acesso e na permanência no ensino superior, a articulação entre assistência e extensão surge como estratégia potente para a democratização da universidade pública. Por fim, entende-se que as políticas educacionais que promovam essa integração podem constituir um caminho efetivo para fortalecer a equidade, a inclusão e a função social da educação superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14821_TB6337_31102025161610.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA ROBERTA FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA ROBERTA" "autor_email" => "froberta@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127645 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6337 "inscrito_id" => 14821 "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA: CAMINHOS INTEGRADOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente trabalho analisou o Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) e seus efeitos na permanência, motivação e bem-estar dos estudantes do ensino superior, tendo a extensão universitária como dimensão estratégica da política de assistência estudantil. Sendo assim, a pesquisa parte de uma abordagem metodológica mista e é ancorada nos modelos teóricos de Tinto (1975), que discute a integração acadêmica e social como fator determinante da permanência, e de Hettler (1980), que aborda o bem-estar como construção multidimensional. Com base nas percepções de 142 alunos e 52 egressos da UEA, os dados coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada, apontam que a assistência estudantil, quando articulada às ações de extensão universitária, fortalece os vínculos entre estudantes e a universidade, promove o pertencimento institucional e potencializa experiências formativas alinhadas às realidades amazônicas. Ademais, observou-se que a participação destes estudantes em ações e projetos de extensão contribuiu para o engajamento, ampliando o processo de formação na graduação e o protagonismo estudantil em iniciativas com impacto social. Em um estado como o Amazonas, cujos desafios estruturais acentuam as desigualdades no acesso e na permanência no ensino superior, a articulação entre assistência e extensão surge como estratégia potente para a democratização da universidade pública. Por fim, entende-se que as políticas educacionais que promovam essa integração podem constituir um caminho efetivo para fortalecer a equidade, a inclusão e a função social da educação superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14821_TB6337_31102025161610.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA ROBERTA FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA ROBERTA" "autor_email" => "froberta@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }