TECNOLOGIA E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6342 "inscrito_id" => 14411 "titulo" => "TECNOLOGIA E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES" "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais tem transformado a educação, especialmente no Ensino a Distância (EAD), que se tornou uma realidade crescente no ensino médio. Este trabalho busca refletir sobre como o uso de plataformas digitais e estratégias de gamificação, aplicadas nas disciplinas de Filosofia e Sociologia do Colégio Militar de Manaus (CMM), por meio da Seção de Educação a Distância (SEAD), pode contribuir para a formação do pensamento crítico dos estudantes. Partindo das reflexões de Adorno e Horkheimer (1985) sobre os riscos da indústria cultural na reprodução de padrões alienantes, e dialogando com Foucault (1975) sobre as dinâmicas de controle no ambiente digital, analisamos como as tecnologias, quando utilizadas de forma crítica, podem favorecer a autonomia intelectual e a participação ativa dos estudantes. Como base complementar, consideramos Pierre Lévy (1999), que discute a cibercultura e os desafios contemporâneos da educação mediada por tecnologias. A metodologia adotada combina análise teórica com a experiência prática dos autores no ensino a distância. A pesquisa encontra-se em fase inicial, e os resultados serão aprofundados no decorrer do estudo. Neste momento, buscamos mapear as potencialidades e os desafios do EAD como ferramenta de formação cidadã no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14411_TB6342_29102025151659.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLY GOMES DE MACEDO PACHECO" "autor_nome_curto" => "DRIELLY" "autor_email" => "drielly15rj@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6342 "inscrito_id" => 14411 "titulo" => "TECNOLOGIA E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES" "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais tem transformado a educação, especialmente no Ensino a Distância (EAD), que se tornou uma realidade crescente no ensino médio. Este trabalho busca refletir sobre como o uso de plataformas digitais e estratégias de gamificação, aplicadas nas disciplinas de Filosofia e Sociologia do Colégio Militar de Manaus (CMM), por meio da Seção de Educação a Distância (SEAD), pode contribuir para a formação do pensamento crítico dos estudantes. Partindo das reflexões de Adorno e Horkheimer (1985) sobre os riscos da indústria cultural na reprodução de padrões alienantes, e dialogando com Foucault (1975) sobre as dinâmicas de controle no ambiente digital, analisamos como as tecnologias, quando utilizadas de forma crítica, podem favorecer a autonomia intelectual e a participação ativa dos estudantes. Como base complementar, consideramos Pierre Lévy (1999), que discute a cibercultura e os desafios contemporâneos da educação mediada por tecnologias. A metodologia adotada combina análise teórica com a experiência prática dos autores no ensino a distância. A pesquisa encontra-se em fase inicial, e os resultados serão aprofundados no decorrer do estudo. Neste momento, buscamos mapear as potencialidades e os desafios do EAD como ferramenta de formação cidadã no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14411_TB6342_29102025151659.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLY GOMES DE MACEDO PACHECO" "autor_nome_curto" => "DRIELLY" "autor_email" => "drielly15rj@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }