Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES: REFLEXÕES, A PARTIR DE VIVÊNCIAS, ACERCA DA ABORDAGEM DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANANINDEUA-PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A corporeidade, dentre outras definições, representa linguagem, expressão e, sobretudo, a conexão do ser com o meio ao seu redor. Na infância, essa relação torna-se ainda mais evidente, uma vez que a criança aprende, comunica-se, socializa e desenvolve-se por meio do corpo em movimento. Na literatura, Henri Wallon, traz seus pensamentos e reflexões acerca da formação do ser como um agente integral. Nesse sentido, a escola, especialmente nas aulas de Educação Física (EF), é um espaço central para o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e global da criança. A partir desse cenário, a Abordagem da Psicomotricidade surge como ótica pedagógica potente, capaz de integrar o corpo e a mente no processo de aprendizagem. No entanto, mesmo diante da importância dessa abordagem, ainda é possível identificar diversos desafios para sua aplicação, além de uma visão reducionista, principalmente no Ensino Fundamental I. Diante do exposto, esta pesquisa visa refletir sobre os limites e as possibilidades da Abordagem da Psicomotricidade nas aulas de EF no Ensino Fundamental I. A reflexão basea-se na em observações realizadas durante o estágio supervisionado em uma escola pública no município de Ananindeua–PA, utilizando uma abordagem qualitativa e observacional. Os resultados demonstraram que a Abordagem da Psicomotricidade tem proporcionado impactos positivos no desenvolvimento integral das crianças, observando-se maior socialização, engajamento e melhora na coordenação motora. No entanto, foram observados desafios estruturais, metodológicos e limitações na inclusão de alunos neuro divergentes. Dessa forma, conclui-se que a experiência prática revelou a potência da Abordagem da Psicomotricidade no desenvolvimento integral das crianças, especialmente nos anos iniciais.

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