Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS: COMUNICAÇÃO EFETIVA, AUTONOMIA E PENSAMENTO CRÍTICO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta pesquisa, abordamos a afetividade enquanto mobilizadora das habilidades orais no âmbito escolar e sua importância no desenvolvimento das habilidades orais das crianças, são elas: comunicação efetiva, autonomia e pensamento crítico. Desse modo, analisamos como os docentes podem criar um ambiente de aprendizagem que seja acolhedor; identificamos como a afetividade promove a colaboração e a cooperação entre alunos e professores, e como a mesma é capaz de desenvolver o trabalho em equipe. Já que a educação não é apenas transferir conhecimento, mas “[...] criar as possibilidades para a sua própria produção [...]” (FREIRE,1998, P. 25). Este trabalho foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa com foco na etnografia e a pesquisa foi realizada nas turmas do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas de Pernambuco. Por meio desta pesquisa, pudemos comprovar que a afetividade se faz presente dentro da sala de aula – através de pedidos de ajuda durante as aulas, de abraços, de elogios recorrentes e da oração feita todas as manhãs – e se mostrou elemento primordial para o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos, por meio das leituras diárias, da contação de histórias e da presença de músicas utilizadas nas aulas como forma de aprendizagem lúdica e dinâmica, pois como afirma Vygotsky, “[...] as reações emocionais de alegria não significam nada senão que vamos continuar tentando fazer a mesma coisa.” (Vygotsky, 2001, p.139) Portanto, podemos confirmar que a afetividade usada como mobilizadora do desenvolvimento das habilidades orais, ajuda e auxilia no engajamento entre alunos e professores, potencializando assim o desenvolvimento destas habilidades citadas e fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

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