INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS DOCENTES: ENTRE A RESISTÊNCIA E A REINVENÇÃO PEDAGÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA(2020-2025)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127656 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6357 "inscrito_id" => 15028 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS DOCENTES: ENTRE A RESISTÊNCIA E A REINVENÇÃO PEDAGÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA(2020-2025)" "resumo" => "A ascensão da Inteligência Artificial(IA) na educação, tem transformado cada vez mais os processos de aprendizagem, levando os alunos a utilizarem essa ferramenta de modo intenso em seus estudos e trabalhos acadêmicos, que ao mesmo tempo que oferece benefícios, também apresenta riscos diante do seu uso indiscriminado, a depender da abordagem pedagógica adotada. Diante desse contexto, o corpo docente das instituições educacionais, lidam com o desafio de adaptar suas metodologias tradicionais para garantir uma aprendizagem efetiva. Esse estudo, foi fundamentado em uma revisão sistemática crítica, tendo como referencial teórico Rose Luckin (impactos na autonomia do aluno), Paulo Freire (IA como ferramenta dialógica ou instrumento de controle) e Fernando José de Almeida (competências digitais docentes), com o objetivo de analisar como os educadores estão respondendo à integração da IA na educação. A análise mostrou que a preocupação majoritária dos professores está associada à eficácia das avaliações e com a real absorção do conteúdo pelos alunos, além de evidenciar a escassez de literatura que aborda a formação e preparação docente específica para o bom uso pedagógico da IA. Observando-se ainda, que professores em situações de maior acesso e recursos, tendem a adotar a IA de forma mais criativa e inovadora. Então, esse estudo deu visibilidade à urgência e necessidade em implementar políticas públicas que capacitem os docentes e adaptem os ambientes educacionais, para se garantir uma integração de forma crítica e pedagogicamente orientada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15028_TB6357_30102025210248.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRLÂNIA MICARLA MEDEIROS CANUTO" "autor_nome_curto" => "VIRLÂNIA" "autor_email" => "virlaniacanuto190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127656 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6357 "inscrito_id" => 15028 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS DOCENTES: ENTRE A RESISTÊNCIA E A REINVENÇÃO PEDAGÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA(2020-2025)" "resumo" => "A ascensão da Inteligência Artificial(IA) na educação, tem transformado cada vez mais os processos de aprendizagem, levando os alunos a utilizarem essa ferramenta de modo intenso em seus estudos e trabalhos acadêmicos, que ao mesmo tempo que oferece benefícios, também apresenta riscos diante do seu uso indiscriminado, a depender da abordagem pedagógica adotada. Diante desse contexto, o corpo docente das instituições educacionais, lidam com o desafio de adaptar suas metodologias tradicionais para garantir uma aprendizagem efetiva. Esse estudo, foi fundamentado em uma revisão sistemática crítica, tendo como referencial teórico Rose Luckin (impactos na autonomia do aluno), Paulo Freire (IA como ferramenta dialógica ou instrumento de controle) e Fernando José de Almeida (competências digitais docentes), com o objetivo de analisar como os educadores estão respondendo à integração da IA na educação. A análise mostrou que a preocupação majoritária dos professores está associada à eficácia das avaliações e com a real absorção do conteúdo pelos alunos, além de evidenciar a escassez de literatura que aborda a formação e preparação docente específica para o bom uso pedagógico da IA. Observando-se ainda, que professores em situações de maior acesso e recursos, tendem a adotar a IA de forma mais criativa e inovadora. Então, esse estudo deu visibilidade à urgência e necessidade em implementar políticas públicas que capacitem os docentes e adaptem os ambientes educacionais, para se garantir uma integração de forma crítica e pedagogicamente orientada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15028_TB6357_30102025210248.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRLÂNIA MICARLA MEDEIROS CANUTO" "autor_nome_curto" => "VIRLÂNIA" "autor_email" => "virlaniacanuto190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }