Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: A GAMIFICAÇÃO ADAPTATIVA COMO FERRAMENTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço da tecnologia digital tem transformado o cenário educacional, proporcionando novas possibilidades para o ensino e aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Entre essas inovações, a gamificação entendida como a aplicação de elementos de design de jogos em contextos não relacionados a jogos – tem se destacado como uma metodologia eficaz para motivar e engajar os alunos no processo educacional. Assim, neste artigo fazemos um levantamento de trabalhos científicos publicados na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de teses e dissertações (BDTD), que abordem a temática da gamificação adaptativa,no ensino de física para alunos com deficiência. Para coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica, para acessar algumas referências teóricas publicadas sobre a temática em tela. Estudos apontam que a gamificação pode aumentar a participação e o interesse dos estudantes, especialmente em disciplinas complexas como a de ensino de Física, que envolve conceitos abstratos e alta demanda cognitiva (Hamari, Koivisto & Sarsa, 2014). No entanto, o uso de gamificação para fins educativos ainda enfrenta desafios, especialmente no contexto da educação inclusiva. O Brasil tem avançado em políticas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, mas muitos estudantes com deficiência enfrentam dificuldades para acompanhar os conteúdos em sala de aula. Diante disso, surge a necessidade de ferramentas que não só promovam o engajamento, mas que também sejam flexíveis e capazes de se adaptar às necessidades individuais de cada aluno. Diferente de uma abordagem uniforme, a gamificação adaptativa permite que o sistema identifique e responda às necessidades de cada estudante, ajustando o ritmo e a dificuldade das tarefas conforme a sua evolução. (Andrade & Lima, 2020). Os estudos revelam que o uso de gamificação adaptativa pode proporcionar um ambiente de aprendizado acessível, inclusivo e participativo, garantindo que os alunos com deficiência interajam com conteúdos de forma significativa.

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