ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ESTADOS DO NORDESTE
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A coleta de dados se fez por meio de pesquisa documental junto às páginas eletrônicas institucionais dos 9 entes selecionados. A análise dos dados das peças orçamentárias de cada um dos ciclos (2022 a 2025), a Lei Orçamentária Anual - LOA, totalizando 35 documentos, foi realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados sugerem a necessidade de avançar no debate para que a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana esteja no orçamento público. Em cinco estados não foram identificadas ações de ERER em quaisquer dos anos do período analisado. Apenas um estado aportou recursos para ações de ERER em todo o período e dois estados destinaram recursos a partir do ano 2024. Os referidos recursos não sofreram redução entre os ciclos. Na LOA de um dos nove estados, ações de ERER compuseram o orçamento com recursos oriundos de emenadas parlamentares. 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