JOGOS DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: O BINGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6373 "inscrito_id" => 11500 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: O BINGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS" "resumo" => "O uso de jogos didáticos no ensino de Química tem ganhado destaque como uma estratégia pedagógica inovadora e eficaz para facilitar a aprendizagem dos alunos. Entre as diversas opções de jogos, o bingo se destaca como uma ferramenta simples e envolvente, que pode ser adaptada para o ensino de conteúdos químicos. O presente artigo aborda a utilização do bingo como ferramenta para a fixação de conteúdos no ensino de Química, destacando seus benefícios pedagógicos. Através da dinâmica do jogo, é possível promover a revisão de conceitos, estimular o raciocínio lógico e a memorização de termos e fórmulas, além de fomentar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O bingo se caracteriza pela interação, pelo incentivo à competição saudável e pela contextualização de temas do cotidiano, criando um ambiente de ensino mais descontraído e motivador. Este estudo analisa a aplicabilidade do bingo em diferentes níveis de ensino, explorando sua eficácia na aprendizagem de conteúdos como símbolos químicos, nomenclatura de compostos, equações químicas e propriedades dos elementos. A metodologia empregada nesse trabalho trata-se da aplicação do bingo com turmas do ensino médio e como parte da avaliação um questionário no forms. Os resultados apontam que o bingo, quando bem estruturado, pode ser uma estratégia de ensino eficiente, promovendo a fixação do conteúdo de forma lúdica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11500_TB6373_30102025234737.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAERTE NERIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAERTE" "autor_email" => "laertysilvalg3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6373 "inscrito_id" => 11500 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: O BINGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS" "resumo" => "O uso de jogos didáticos no ensino de Química tem ganhado destaque como uma estratégia pedagógica inovadora e eficaz para facilitar a aprendizagem dos alunos. Entre as diversas opções de jogos, o bingo se destaca como uma ferramenta simples e envolvente, que pode ser adaptada para o ensino de conteúdos químicos. O presente artigo aborda a utilização do bingo como ferramenta para a fixação de conteúdos no ensino de Química, destacando seus benefícios pedagógicos. Através da dinâmica do jogo, é possível promover a revisão de conceitos, estimular o raciocínio lógico e a memorização de termos e fórmulas, além de fomentar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O bingo se caracteriza pela interação, pelo incentivo à competição saudável e pela contextualização de temas do cotidiano, criando um ambiente de ensino mais descontraído e motivador. Este estudo analisa a aplicabilidade do bingo em diferentes níveis de ensino, explorando sua eficácia na aprendizagem de conteúdos como símbolos químicos, nomenclatura de compostos, equações químicas e propriedades dos elementos. A metodologia empregada nesse trabalho trata-se da aplicação do bingo com turmas do ensino médio e como parte da avaliação um questionário no forms. Os resultados apontam que o bingo, quando bem estruturado, pode ser uma estratégia de ensino eficiente, promovendo a fixação do conteúdo de forma lúdica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11500_TB6373_30102025234737.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAERTE NERIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAERTE" "autor_email" => "laertysilvalg3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }