Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BENEFÍCIOS E LIMITES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversos setores, incluindo a educação, onde sua aplicação na formação de professores tem se mostrado prominente, mas também desafiadora. Nesse contexto, o presente estudo investiga tanto os benefícios quanto os limites da IA, com foco em ferramentas desenvolvidas pela OpenAI, como o ChatGPT. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de obras como A Educação que Desejamos, de José Manuel Moran, e Tecnologia e Formação de Professores, de José Armando Valente, que discutem a inserção das tecnologias digitais no ensino. Dentre os benefícios observados, destaca-se a personalização do aprendizado, a ampliação do acesso a conteúdos e a automação de tarefas repetitivas, permitindo que professores dediquem mais tempo à mediação pedagógica. No entanto, há desafios relacionados à confiabilidade das informações, à necessidade de formação crítica dos docentes no uso dessas tecnologias e à dependência excessiva de algoritmos. Os resultados da pesquisa indicam que, quando utilizada de forma crítica e complementar, a IA pode potencializar a prática pedagógica, mas não substitui o papel do ser humano na educação. Por fim, o emprego dessas ferramentas deve ser acompanhada por políticas de formação continuada e por um olhar atento às questões éticas.

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