ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6393 "inscrito_id" => 14753 "titulo" => "ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de extensão “Pensamento Computacional e Matemática em Sala de Aula”, desenvolvido entre julho e novembro de 2024, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa foi realizada com uma turma do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Miguel Santa Cruz, localizada em Monteiro-PB, e teve como principal objetivo integrar conceitos matemáticos e estratégias de Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas (sem o uso de tecnologias digitais), com caráter lúdico e colaborativo. Ao todo, foram aplicadas 13 atividades dinâmicas, abordando conteúdos como MMC, MDC, sistema binário e resolução de problemas. As atividades, desenvolvidas em grupos, promoveram a cooperação entre os estudantes, incentivando a comunicação e o compartilhamento de estratégias. A aplicação de pré e pós-testes permitiu avaliar o impacto das ações no desempenho dos alunos, revelando avanços significativos na compreensão e aplicação dos conteúdos abordados. Os resultados indicam que, ao serem incentivados a participar de forma ativa e colaborativa, os alunos tornam-se mais autônomos em seu processo de aprendizagem. Metodologias como essa evidenciam que a interação entre os estudantes favorece a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e contextualizado. Além disso, o projeto demonstrou o impacto positivo da extensão universitária na transformação das práticas pedagógicas e no fortalecimento das habilidades dos alunos, reforçando a importância da colaboração entre universidade e escola na construção de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14753_TB6393_28102025093653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSA DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ELSA" "autor_email" => "elsa.lopes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6393 "inscrito_id" => 14753 "titulo" => "ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de extensão “Pensamento Computacional e Matemática em Sala de Aula”, desenvolvido entre julho e novembro de 2024, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa foi realizada com uma turma do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Miguel Santa Cruz, localizada em Monteiro-PB, e teve como principal objetivo integrar conceitos matemáticos e estratégias de Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas (sem o uso de tecnologias digitais), com caráter lúdico e colaborativo. Ao todo, foram aplicadas 13 atividades dinâmicas, abordando conteúdos como MMC, MDC, sistema binário e resolução de problemas. As atividades, desenvolvidas em grupos, promoveram a cooperação entre os estudantes, incentivando a comunicação e o compartilhamento de estratégias. A aplicação de pré e pós-testes permitiu avaliar o impacto das ações no desempenho dos alunos, revelando avanços significativos na compreensão e aplicação dos conteúdos abordados. Os resultados indicam que, ao serem incentivados a participar de forma ativa e colaborativa, os alunos tornam-se mais autônomos em seu processo de aprendizagem. Metodologias como essa evidenciam que a interação entre os estudantes favorece a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e contextualizado. Além disso, o projeto demonstrou o impacto positivo da extensão universitária na transformação das práticas pedagógicas e no fortalecimento das habilidades dos alunos, reforçando a importância da colaboração entre universidade e escola na construção de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14753_TB6393_28102025093653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSA DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ELSA" "autor_email" => "elsa.lopes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }