Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO EMPODERA: UM CAMINHO PARA A IGUALDADE E A JUSTIÇA SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO PROTAGONISMO FEMININO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo pretende apresentar o projeto Empodera, que está em execução desde o ano de 2022 atendendo estudantes do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino, na faixa etária dos 12 a 17 anos. O Projeto teve origem numa ação de parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife e o UNICEF, cujo projeto intitulava - se “Hoje menina, amanhã Mulher “ que foi realizado entre os anos de 2017 a 2019 tendo sido uma ação muito exitosa e serviu de inspiração para a prefeitura dar continuidade com uma nova versão mais ampliada, visando a formação de meninas e meninos com o foco na igualdade de gênero, protagonismo social e prevenção à violência contra a mulher. A ação educativa é desenvolvida no âmbito de disciplinas eletivas da grade curricular das escolas de tempo integral, atrelando a proposta pedagógica das disciplinas, à trilha temática do Empodera, que aborda temáticas como: comunicação e mídias sociais, identidades, protagonismo juvenil, gênero, raça, classe, cidadania e sustentabilidade, violência doméstica e sexista, masculinidades e direitos sexuais e reprodutivos, através das quais as/os estudantes tem a oportunidade de acessar conteúdo e vivências, que estão no seu cotidiano, mas são pouco abordadas. Como elementos facilitadores da ação pedagógica são aplicadas metodologias participativas em formato de oficinas, utilizando expressões artisticas e culturais, como teatro, música, dança, literatura e audio visual, contribuindo para a interação, a participação e integração dos estudantes, aliando teorias e práticas educativas na construção e troca de conhecimentos individuais e coletivos. Utilizamos Joice Berth (2019) para abordar o conceito de empoderamento, já que não se “dar poder” a ninguém. Quando pensamos na educação como um processo de construção coletiva e libertadora pensamos em Paulo Freire e a sua ideia de uma educação libertária que é construída por meio do diálogo.

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