PROJETO EMPODERA: UM CAMINHO PARA A IGUALDADE E A JUSTIÇA SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO PROTAGONISMO FEMININO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6399 "inscrito_id" => 10751 "titulo" => "PROJETO EMPODERA: UM CAMINHO PARA A IGUALDADE E A JUSTIÇA SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO PROTAGONISMO FEMININO" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar o projeto Empodera, que está em execução desde o ano de 2022 atendendo estudantes do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino, na faixa etária dos 12 a 17 anos. O Projeto teve origem numa ação de parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife e o UNICEF, cujo projeto intitulava - se “Hoje menina, amanhã Mulher “ que foi realizado entre os anos de 2017 a 2019 tendo sido uma ação muito exitosa e serviu de inspiração para a prefeitura dar continuidade com uma nova versão mais ampliada, visando a formação de meninas e meninos com o foco na igualdade de gênero, protagonismo social e prevenção à violência contra a mulher. A ação educativa é desenvolvida no âmbito de disciplinas eletivas da grade curricular das escolas de tempo integral, atrelando a proposta pedagógica das disciplinas, à trilha temática do Empodera, que aborda temáticas como: comunicação e mídias sociais, identidades, protagonismo juvenil, gênero, raça, classe, cidadania e sustentabilidade, violência doméstica e sexista, masculinidades e direitos sexuais e reprodutivos, através das quais as/os estudantes tem a oportunidade de acessar conteúdo e vivências, que estão no seu cotidiano, mas são pouco abordadas. Como elementos facilitadores da ação pedagógica são aplicadas metodologias participativas em formato de oficinas, utilizando expressões artisticas e culturais, como teatro, música, dança, literatura e audio visual, contribuindo para a interação, a participação e integração dos estudantes, aliando teorias e práticas educativas na construção e troca de conhecimentos individuais e coletivos. Utilizamos Joice Berth (2019) para abordar o conceito de empoderamento, já que não se “dar poder” a ninguém. Quando pensamos na educação como um processo de construção coletiva e libertadora pensamos em Paulo Freire e a sua ideia de uma educação libertária que é construída por meio do diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10751_TB6399_10112025215406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELISANGELA MARIA ANDRADE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "HELISANGELA" "autor_email" => "hellyandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6399 "inscrito_id" => 10751 "titulo" => "PROJETO EMPODERA: UM CAMINHO PARA A IGUALDADE E A JUSTIÇA SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO PROTAGONISMO FEMININO" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar o projeto Empodera, que está em execução desde o ano de 2022 atendendo estudantes do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino, na faixa etária dos 12 a 17 anos. O Projeto teve origem numa ação de parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife e o UNICEF, cujo projeto intitulava - se “Hoje menina, amanhã Mulher “ que foi realizado entre os anos de 2017 a 2019 tendo sido uma ação muito exitosa e serviu de inspiração para a prefeitura dar continuidade com uma nova versão mais ampliada, visando a formação de meninas e meninos com o foco na igualdade de gênero, protagonismo social e prevenção à violência contra a mulher. A ação educativa é desenvolvida no âmbito de disciplinas eletivas da grade curricular das escolas de tempo integral, atrelando a proposta pedagógica das disciplinas, à trilha temática do Empodera, que aborda temáticas como: comunicação e mídias sociais, identidades, protagonismo juvenil, gênero, raça, classe, cidadania e sustentabilidade, violência doméstica e sexista, masculinidades e direitos sexuais e reprodutivos, através das quais as/os estudantes tem a oportunidade de acessar conteúdo e vivências, que estão no seu cotidiano, mas são pouco abordadas. Como elementos facilitadores da ação pedagógica são aplicadas metodologias participativas em formato de oficinas, utilizando expressões artisticas e culturais, como teatro, música, dança, literatura e audio visual, contribuindo para a interação, a participação e integração dos estudantes, aliando teorias e práticas educativas na construção e troca de conhecimentos individuais e coletivos. Utilizamos Joice Berth (2019) para abordar o conceito de empoderamento, já que não se “dar poder” a ninguém. Quando pensamos na educação como um processo de construção coletiva e libertadora pensamos em Paulo Freire e a sua ideia de uma educação libertária que é construída por meio do diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10751_TB6399_10112025215406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELISANGELA MARIA ANDRADE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "HELISANGELA" "autor_email" => "hellyandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }