O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DAS ESOLAS PÚBLICAS DE UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS: UM ESTUDO SOBRE O JOGO DA ROLETA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6400 "inscrito_id" => 12641 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DAS ESOLAS PÚBLICAS DE UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS: UM ESTUDO SOBRE O JOGO DA ROLETA" "resumo" => "A ciência geográfica é plural, dedicada a compreender as relações humanas sobre a superfície terrestre. Com o passar dos séculos, a Geografia passou a ter novos conceitos, pensamentos e ações que trouxeram novas concepções acerca do espaço geográfico. Diante desse cenário, é preciso novas metodologias ativas que instiguem docentes e discentes a aprenderem as temáticas de maneira clara e objetiva, sem lacunas. Nesse cenário, a temática da relação campo-cidade ganha novos contornos, de forma que professores e alunos ainda nao conseguem acompanhar ou identificar essas relações no espaço. Assim, surge a ludicidade como uma ferramenta necessária para agregar na sala de aula, como uma forma de tornar o aprendizado mais fácil e passar o contéudo de forma menos tensa. O objetivo dessa pesquisa é relatar como as atividades realizadas no “Jogo da Roleta” contribuíram para o entendimento da relação campo-cidade e rural-urbano nas aulas de Geografia, em uma turma do 6º ano de uma escola rural de União dos Palmares, Alagoas. A partir de uma abordagem crítica, a pesquisa se encontra fundamentada na dialética. Trata-se de uma pesquisa qualiquanti caracterizada pela necessidade de dados que possibilitam tanto uma análise estandardizada da realidade, quanto uma análise processual, descritiva e discursiva. As atividades da roleta foram desenvolvidas com explicações e aplicação de questionários antes e depois do jogo. Os resultados obtidos constataram um aprendizado significativo perante o tema, com 90% dos entrevistados apresentando melhoras no entendimento do assunto, além de relatarem mais facilidades em assimilar o tema após a dinâmica. Reafirma-se a necessidade e a importância do uso de metodologias ativas em sala de aula, de forma que possibilite um ambiente mais leve e mais pacificador, que possibilite um ensino crítico e de qualidade, tornando possível a leitura espacial por parte dos discentes e docentes no ensino de geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12641_TB6400_15102025133238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO LUIZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAURICIO" "autor_email" => "mauricioluizdossantossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6400 "inscrito_id" => 12641 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DAS ESOLAS PÚBLICAS DE UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS: UM ESTUDO SOBRE O JOGO DA ROLETA" "resumo" => "A ciência geográfica é plural, dedicada a compreender as relações humanas sobre a superfície terrestre. Com o passar dos séculos, a Geografia passou a ter novos conceitos, pensamentos e ações que trouxeram novas concepções acerca do espaço geográfico. Diante desse cenário, é preciso novas metodologias ativas que instiguem docentes e discentes a aprenderem as temáticas de maneira clara e objetiva, sem lacunas. Nesse cenário, a temática da relação campo-cidade ganha novos contornos, de forma que professores e alunos ainda nao conseguem acompanhar ou identificar essas relações no espaço. Assim, surge a ludicidade como uma ferramenta necessária para agregar na sala de aula, como uma forma de tornar o aprendizado mais fácil e passar o contéudo de forma menos tensa. O objetivo dessa pesquisa é relatar como as atividades realizadas no “Jogo da Roleta” contribuíram para o entendimento da relação campo-cidade e rural-urbano nas aulas de Geografia, em uma turma do 6º ano de uma escola rural de União dos Palmares, Alagoas. A partir de uma abordagem crítica, a pesquisa se encontra fundamentada na dialética. Trata-se de uma pesquisa qualiquanti caracterizada pela necessidade de dados que possibilitam tanto uma análise estandardizada da realidade, quanto uma análise processual, descritiva e discursiva. As atividades da roleta foram desenvolvidas com explicações e aplicação de questionários antes e depois do jogo. Os resultados obtidos constataram um aprendizado significativo perante o tema, com 90% dos entrevistados apresentando melhoras no entendimento do assunto, além de relatarem mais facilidades em assimilar o tema após a dinâmica. Reafirma-se a necessidade e a importância do uso de metodologias ativas em sala de aula, de forma que possibilite um ambiente mais leve e mais pacificador, que possibilite um ensino crítico e de qualidade, tornando possível a leitura espacial por parte dos discentes e docentes no ensino de geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12641_TB6400_15102025133238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO LUIZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAURICIO" "autor_email" => "mauricioluizdossantossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }