Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE INVOCAÇÕES E CÁLCULOS: O ENSINO DE PROBABILIDADE COM O JOGO SUMMONERS WAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência didática desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o jogo digital Summoners War como recurso pedagógico no ensino de probabilidade. Embora não tenha sido criado com fins educativos, Summoners War possui uma mecânica baseada na invocação de monstros com diferentes graus de raridade, oferecendo um contexto atrativo para a exploração de conceitos matemáticos como espaço amostral, eventos equiprováveis, frequência relativa, variabilidade e independência de eventos. A proposta tem como objetivo tornar o ensino de probabilidade mais dinâmico e significativo para os estudantes, aproximando os conteúdos escolares de elementos que fazem parte do cotidiano juvenil. A atividade foi organizada em quatro encontros, nos quais os alunos foram introduzidos ao conceito de probabilidade e participaram de simulações de invocações no jogo. Durante os encontros, os estudantes registraram os resultados obtidos, calcularam as frequências observadas e as compararam com as probabilidades teóricas, discutindo as discrepâncias e refletindo sobre os fatores que as influenciam. A experiência promoveu um ambiente de aprendizagem interativo, lúdico e colaborativo, no qual os alunos se mostraram motivados e participativos. Os resultados evidenciam o potencial do jogo como ferramenta pedagógica eficaz, facilitando a compreensão de conceitos frequentemente considerados abstratos e favorecendo a aprendizagem de forma significativa e contextualizada. Conclui-se que o uso de jogos digitais como ferramenta didática representa uma abordagem promissora para o ensino de Matemática.

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