MATEMÁTICA NA COLÔNIA DE FÉRIAS: ATIVIDADES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
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O objetivo da proposta didática consistiu em explorar conceitos matemáticos de forma divertida e estruturada por meio de brincadeiras e atividades ao ar livre para imergir no espírito das férias escolares de alunos da Educação Infantil. As atividades aplicadas tinham como propósito estimular o trabalho em equipe, o reconhecimento de direções, a distinção e classificação de formas geométricas de acordo com diferentes atributos, como tamanho, formato e cor. Como recursos didáticos foram utilizados jogos, blocos lógicos, contação de histórias e circuitos de brincadeiras para possibilitar o engajamento das crianças participantes. A fundamentação teórica é pautada na utilização de materiais manipuláveis no ensino de matemática. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo, com análise interpretativa. Quatro estudantes de Licenciatura efetuaram os registros e a avaliação das atividades aplicadas com nove crianças, de idade entre quatro e cinco anos, sendo que duas delas tinham transtorno do espectro autista. A análise dos resultados indica que as atividades auxiliaram as crianças a desenvolver habilidades matemáticas desejadas para a sua faixa etária. Além disso, as atividades lúdicas realizadas ao ar-livre proporcionaram um clima descontraído para a promoção do interesse pela matemática e integraram diversão e conhecimento matemático durante as férias escolares." 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