Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RELATO ETNOGRÁFICO EM UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência da produção de um relato etnográfico na formação de alunos do curso de graduação em Letras, na área de Língua Portuguesa, participantes do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID). Do ponto de vista metodológico, foi realizada a escrita de relato etnográfico, a partir de observações não-participativas na sala de aula e nas visitas à escola. A instituição observada foi o IFPE Campus Recife, participante do PIBID-Letras Português da UFPE. Ao longo de aproximadamente dois meses (fevereiro e março de 2025), foram descritas as especificidades físicas, políticas e pedagógicas da instituição, sob um olhar etnográfico. Objetivou-se, com essa produção, compreender e desenvolver a escrita deste gênero como dispositivo pedagógico a partir da perspectiva de estudantes de licenciatura no PIBID-Letras Português da UFPE. Além disso, promovemos reflexões acerca das contribuições da abordagem etnográfica para a análise do contexto sociocultural em que nos inserimos, de forma a auxiliar na elaboração de práticas de letramentos sociais (Street, 1995) em contexto escolar, no ensino de Língua Portuguesa, a serem desenvolvidas ao longo do Programa. Para tanto, nos ancoramos no arcabouço teórico de Street (1995), Cavalcante e Rodrigues Júnior (2005), Mattos e Castro (2011), André (2012), Mumford, Souto e Coutinho (2014) e Borges e Castro (2019), que discorrem sobre letramentos sociais e sobre o fazer etnográfico, bem como seu significado e valor na condução da prática docente mediada por projetos. As considerações feitas demonstraram que a produção de um relato etnográfico em um contexto de iniciação à docência favoreceu uma formação docente crítica e reflexiva, trazendo elementos palpáveis para a compreensão da dinâmica escolar. Além disso, anteceder à elaboração de um projeto didático a escrita de um relato etnográfico fomenta o ensino de Língua Portuguesa de modo situado, sendo um instrumento para o desenvolvimento de práticas letradas.

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