Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES LATINAS NA CIÊNCIA SOB A ÓTICA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127693
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6435
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "MULHERES LATINAS NA CIÊNCIA SOB A ÓTICA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência, que apresenta uma discussão sobre a importância do reconhecimento das mulheres latinas como sujeitos participantes da construção do conhecimento científico, em um projeto integrador intitulado de Mulheres Latinas na Ciência, da disciplina de Unidade Curricular presente no currículo do Novo Ensino Médio. A realização do projeto integrador ocorreu em 2024, na Escola Estadual Jacumaúma (Arez-RN), com os estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio em tempo integral e contou com a participação das professoras de três componentes curriculares: Física, Química e Espanhol. A sua culminância ocorreu na Mostra de Experiências Exitosas da escola, realizada anualmente. Tem como objetivo apresentar as etapas do projeto desenvolvido e sua relevância para o reconhecimento das mulheres latinas na Ciência e corroborar com a representatividade feminina, além de ampliar o contato dos alunos com os elementos da investigação científica, criando um ambiente em que o processo do trabalho científico faça parte das aulas de Ciências. O referencial teórico do relato está baseado em Carvalho (2013), Hooks (2018) e Vigotsky (1984). O projeto envolveu a pesquisa e o levantamento das mulheres latinas quanto a sua área de atuação pelos estudantes, a escrita de cartas apresentando o projeto para as pesquisadoras escolhidas por eles, solicitando uma entrevista, as quais foram realizadas através de reuniões online e/ou conversas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, além da organização do evento de culminância e a participação da Mostra, junto da apresentação das informações e dados para o público visitante. Diante disso, observamos que os estudantes se engajaram e participaram ativamente do projeto, assim como, dos componentes curriculares regulares envolvidos, ampliando o interesse nessas disciplinas, ao explorar diversos aspectos da construção do conhecimento científico e do gênero textual carta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1956_TB6435_10112025210353.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA DE ARAÚJO FERNANDES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabi.nandesrk@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127693
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6435
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "MULHERES LATINAS NA CIÊNCIA SOB A ÓTICA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência, que apresenta uma discussão sobre a importância do reconhecimento das mulheres latinas como sujeitos participantes da construção do conhecimento científico, em um projeto integrador intitulado de Mulheres Latinas na Ciência, da disciplina de Unidade Curricular presente no currículo do Novo Ensino Médio. A realização do projeto integrador ocorreu em 2024, na Escola Estadual Jacumaúma (Arez-RN), com os estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio em tempo integral e contou com a participação das professoras de três componentes curriculares: Física, Química e Espanhol. A sua culminância ocorreu na Mostra de Experiências Exitosas da escola, realizada anualmente. Tem como objetivo apresentar as etapas do projeto desenvolvido e sua relevância para o reconhecimento das mulheres latinas na Ciência e corroborar com a representatividade feminina, além de ampliar o contato dos alunos com os elementos da investigação científica, criando um ambiente em que o processo do trabalho científico faça parte das aulas de Ciências. O referencial teórico do relato está baseado em Carvalho (2013), Hooks (2018) e Vigotsky (1984). O projeto envolveu a pesquisa e o levantamento das mulheres latinas quanto a sua área de atuação pelos estudantes, a escrita de cartas apresentando o projeto para as pesquisadoras escolhidas por eles, solicitando uma entrevista, as quais foram realizadas através de reuniões online e/ou conversas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, além da organização do evento de culminância e a participação da Mostra, junto da apresentação das informações e dados para o público visitante. Diante disso, observamos que os estudantes se engajaram e participaram ativamente do projeto, assim como, dos componentes curriculares regulares envolvidos, ampliando o interesse nessas disciplinas, ao explorar diversos aspectos da construção do conhecimento científico e do gênero textual carta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1956_TB6435_10112025210353.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA DE ARAÚJO FERNANDES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabi.nandesrk@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência, que apresenta uma discussão sobre a importância do reconhecimento das mulheres latinas como sujeitos participantes da construção do conhecimento científico, em um projeto integrador intitulado de Mulheres Latinas na Ciência, da disciplina de Unidade Curricular presente no currículo do Novo Ensino Médio. A realização do projeto integrador ocorreu em 2024, na Escola Estadual Jacumaúma (Arez-RN), com os estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio em tempo integral e contou com a participação das professoras de três componentes curriculares: Física, Química e Espanhol. A sua culminância ocorreu na Mostra de Experiências Exitosas da escola, realizada anualmente. Tem como objetivo apresentar as etapas do projeto desenvolvido e sua relevância para o reconhecimento das mulheres latinas na Ciência e corroborar com a representatividade feminina, além de ampliar o contato dos alunos com os elementos da investigação científica, criando um ambiente em que o processo do trabalho científico faça parte das aulas de Ciências. O referencial teórico do relato está baseado em Carvalho (2013), Hooks (2018) e Vigotsky (1984). O projeto envolveu a pesquisa e o levantamento das mulheres latinas quanto a sua área de atuação pelos estudantes, a escrita de cartas apresentando o projeto para as pesquisadoras escolhidas por eles, solicitando uma entrevista, as quais foram realizadas através de reuniões online e/ou conversas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, além da organização do evento de culminância e a participação da Mostra, junto da apresentação das informações e dados para o público visitante. Diante disso, observamos que os estudantes se engajaram e participaram ativamente do projeto, assim como, dos componentes curriculares regulares envolvidos, ampliando o interesse nessas disciplinas, ao explorar diversos aspectos da construção do conhecimento científico e do gênero textual carta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.