Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) para criar textos está desempenhando um papel crucial na transformação da nossa escrita e leitura, redefinindo a maneira como produzimos, consumimos e interagimos com conteúdos escritos. Com sua eficiência e velocidade, a IA torna possível criar textos complexos em segundos a partir de simples comandos, permitindo a geração em massa de materiais, além de resumir ou reorganizar grandes volumes de informação de maneira automatizada. Isso também acontece com a leitura de textos longos, que podem ser transformados em tópicos ou resumos com um simples prompt. Se antes o letramento era centrado na habilidade humana de decodificar e construir significados no contexto social, agora a IA participa ativamente desse processo, suscitando questões essenciais: Como a escola pode incorporar essa tecnologia ao ensino da leitura e escrita? E como essa tecnologia está transformando a maneira como escrevemos e lemos textos? Este artigo investiga as implicações da IA no letramento digital, analisando seus impactos cognitivos e pedagógicos. A partir de uma revisão bibliográfica baseada em teóricos como Magda Soares, Kalantzis e Cope, Kleiman, Rojo, Santaella, exploramos os desafios e possibilidades que a IA traz para a educação, sobretudo quando permite o aprimoramento da criatividade humana nos liberando de tarefas mecânicas e repetitivas, uma vez que a mesma produz materiais por meio de análise de dados e padrões de comportamento, enquanto ficamos livres nos concentrando em tarefas mais criativas e estratégicas. Discutimos neste artigo como ferramentas baseadas em IA podem personalizar o aprendizado, ampliar a compreensão textual e oferecer novos caminhos para o ensino da leitura e escrita. Por fim, propomos reflexões sobre como a escola pode preparar os alunos para interagir criticamente com a IA, garantindo que a tecnologia seja um recurso de fortalecimento do letramento e não um substituto da formação intelectual.

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