LETRAMENTO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6473 "inscrito_id" => 4202 "titulo" => "LETRAMENTO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) para criar textos está desempenhando um papel crucial na transformação da nossa escrita e leitura, redefinindo a maneira como produzimos, consumimos e interagimos com conteúdos escritos. Com sua eficiência e velocidade, a IA torna possível criar textos complexos em segundos a partir de simples comandos, permitindo a geração em massa de materiais, além de resumir ou reorganizar grandes volumes de informação de maneira automatizada. Isso também acontece com a leitura de textos longos, que podem ser transformados em tópicos ou resumos com um simples prompt. Se antes o letramento era centrado na habilidade humana de decodificar e construir significados no contexto social, agora a IA participa ativamente desse processo, suscitando questões essenciais: Como a escola pode incorporar essa tecnologia ao ensino da leitura e escrita? E como essa tecnologia está transformando a maneira como escrevemos e lemos textos? Este artigo investiga as implicações da IA no letramento digital, analisando seus impactos cognitivos e pedagógicos. A partir de uma revisão bibliográfica baseada em teóricos como Magda Soares, Kalantzis e Cope, Kleiman, Rojo, Santaella, exploramos os desafios e possibilidades que a IA traz para a educação, sobretudo quando permite o aprimoramento da criatividade humana nos liberando de tarefas mecânicas e repetitivas, uma vez que a mesma produz materiais por meio de análise de dados e padrões de comportamento, enquanto ficamos livres nos concentrando em tarefas mais criativas e estratégicas. Discutimos neste artigo como ferramentas baseadas em IA podem personalizar o aprendizado, ampliar a compreensão textual e oferecer novos caminhos para o ensino da leitura e escrita. Por fim, propomos reflexões sobre como a escola pode preparar os alunos para interagir criticamente com a IA, garantindo que a tecnologia seja um recurso de fortalecimento do letramento e não um substituto da formação intelectual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4202_TB6473_30102025152608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6473 "inscrito_id" => 4202 "titulo" => "LETRAMENTO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) para criar textos está desempenhando um papel crucial na transformação da nossa escrita e leitura, redefinindo a maneira como produzimos, consumimos e interagimos com conteúdos escritos. Com sua eficiência e velocidade, a IA torna possível criar textos complexos em segundos a partir de simples comandos, permitindo a geração em massa de materiais, além de resumir ou reorganizar grandes volumes de informação de maneira automatizada. Isso também acontece com a leitura de textos longos, que podem ser transformados em tópicos ou resumos com um simples prompt. Se antes o letramento era centrado na habilidade humana de decodificar e construir significados no contexto social, agora a IA participa ativamente desse processo, suscitando questões essenciais: Como a escola pode incorporar essa tecnologia ao ensino da leitura e escrita? E como essa tecnologia está transformando a maneira como escrevemos e lemos textos? Este artigo investiga as implicações da IA no letramento digital, analisando seus impactos cognitivos e pedagógicos. A partir de uma revisão bibliográfica baseada em teóricos como Magda Soares, Kalantzis e Cope, Kleiman, Rojo, Santaella, exploramos os desafios e possibilidades que a IA traz para a educação, sobretudo quando permite o aprimoramento da criatividade humana nos liberando de tarefas mecânicas e repetitivas, uma vez que a mesma produz materiais por meio de análise de dados e padrões de comportamento, enquanto ficamos livres nos concentrando em tarefas mais criativas e estratégicas. Discutimos neste artigo como ferramentas baseadas em IA podem personalizar o aprendizado, ampliar a compreensão textual e oferecer novos caminhos para o ensino da leitura e escrita. Por fim, propomos reflexões sobre como a escola pode preparar os alunos para interagir criticamente com a IA, garantindo que a tecnologia seja um recurso de fortalecimento do letramento e não um substituto da formação intelectual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4202_TB6473_30102025152608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }