Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO JOGO “QUE TUBA É ESSE?” PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato trata-se de uma experiência exitosa com o uso do jogo didático denominado “Que Tuba é Esse?” como uma ferramenta de educação ambiental e científica. O Jogo foi aplicado em uma escola da rede privada de Pernambuco, em turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 11 anos. Tinha como objetivo ensinar sobre a anatomia dos tubarões e destacar as diferenças morfológicas entre as espécies, de forma lúdica e interativa. Os alunos eram denominados detetives, a fim de estimular a curiosidade científica e o interesse pela conservação desses animais. Foi composto por dois tipos de cards: um com informações anatômicas e outro com imagens de diferentes espécies de tubarão. Os estudantes tinham à disposição um banner com as informações anatômicas necessárias para a efetivação do jogo, o qual ocorreu com mediação para esclarecer dúvidas. Para iniciar a partida foram formados grupos (de 2 a 5 participantes), incentivando o trabalho colaborativo e a interação entre os estudantes. Cada grupo precisava combinar as informações contidas nos cards com a imagem correta. O resultado da atividade foi altamente positivo, pois percebemos que os estudantes se mostraram atentos e participativos. Observou-se um aumento no interesse dos estudantes em aprender sobre os tubarões, que são frequentemente associados como vilões. Com o jogo foi possível trabalhar habilidades como cooperação e resolução de problemas, presentes na BNCC, que foi percebido, por exemplo, quando os alunos ajudavam os colegas a entenderem as características e a desvendar quem era o tubarão, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. O jogo “Que Tuba é Esse?” demonstrou ser uma ferramenta eficaz na promoção de engajamento, na educação ambiental e científica, tanto pela abordagem lúdica quanto pela interdisciplinaridade dos seus conteúdos. A experiência reforça a importância de metodologias ativas e interativas no ensino.

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