APLICAÇÃO DO JOGO “QUE TUBA É ESSE?” PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127709 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6474 "inscrito_id" => 2352 "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO “QUE TUBA É ESSE?” PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato trata-se de uma experiência exitosa com o uso do jogo didático denominado “Que Tuba é Esse?” como uma ferramenta de educação ambiental e científica. O Jogo foi aplicado em uma escola da rede privada de Pernambuco, em turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 11 anos. Tinha como objetivo ensinar sobre a anatomia dos tubarões e destacar as diferenças morfológicas entre as espécies, de forma lúdica e interativa. Os alunos eram denominados detetives, a fim de estimular a curiosidade científica e o interesse pela conservação desses animais. Foi composto por dois tipos de cards: um com informações anatômicas e outro com imagens de diferentes espécies de tubarão. Os estudantes tinham à disposição um banner com as informações anatômicas necessárias para a efetivação do jogo, o qual ocorreu com mediação para esclarecer dúvidas. Para iniciar a partida foram formados grupos (de 2 a 5 participantes), incentivando o trabalho colaborativo e a interação entre os estudantes. Cada grupo precisava combinar as informações contidas nos cards com a imagem correta. O resultado da atividade foi altamente positivo, pois percebemos que os estudantes se mostraram atentos e participativos. Observou-se um aumento no interesse dos estudantes em aprender sobre os tubarões, que são frequentemente associados como vilões. Com o jogo foi possível trabalhar habilidades como cooperação e resolução de problemas, presentes na BNCC, que foi percebido, por exemplo, quando os alunos ajudavam os colegas a entenderem as características e a desvendar quem era o tubarão, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. O jogo “Que Tuba é Esse?” demonstrou ser uma ferramenta eficaz na promoção de engajamento, na educação ambiental e científica, tanto pela abordagem lúdica quanto pela interdisciplinaridade dos seus conteúdos. A experiência reforça a importância de metodologias ativas e interativas no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2352_TB6474_30102025234950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY CHRISTINE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Emily Souza" "autor_email" => "emilychristine.23@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127709 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6474 "inscrito_id" => 2352 "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO “QUE TUBA É ESSE?” PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato trata-se de uma experiência exitosa com o uso do jogo didático denominado “Que Tuba é Esse?” como uma ferramenta de educação ambiental e científica. O Jogo foi aplicado em uma escola da rede privada de Pernambuco, em turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 11 anos. Tinha como objetivo ensinar sobre a anatomia dos tubarões e destacar as diferenças morfológicas entre as espécies, de forma lúdica e interativa. Os alunos eram denominados detetives, a fim de estimular a curiosidade científica e o interesse pela conservação desses animais. Foi composto por dois tipos de cards: um com informações anatômicas e outro com imagens de diferentes espécies de tubarão. Os estudantes tinham à disposição um banner com as informações anatômicas necessárias para a efetivação do jogo, o qual ocorreu com mediação para esclarecer dúvidas. Para iniciar a partida foram formados grupos (de 2 a 5 participantes), incentivando o trabalho colaborativo e a interação entre os estudantes. Cada grupo precisava combinar as informações contidas nos cards com a imagem correta. O resultado da atividade foi altamente positivo, pois percebemos que os estudantes se mostraram atentos e participativos. Observou-se um aumento no interesse dos estudantes em aprender sobre os tubarões, que são frequentemente associados como vilões. Com o jogo foi possível trabalhar habilidades como cooperação e resolução de problemas, presentes na BNCC, que foi percebido, por exemplo, quando os alunos ajudavam os colegas a entenderem as características e a desvendar quem era o tubarão, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. O jogo “Que Tuba é Esse?” demonstrou ser uma ferramenta eficaz na promoção de engajamento, na educação ambiental e científica, tanto pela abordagem lúdica quanto pela interdisciplinaridade dos seus conteúdos. A experiência reforça a importância de metodologias ativas e interativas no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2352_TB6474_30102025234950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY CHRISTINE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Emily Souza" "autor_email" => "emilychristine.23@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }