EXPLORANDO O UNIVERSO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127710 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6475 "inscrito_id" => 7519 "titulo" => "EXPLORANDO O UNIVERSO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência didática realizada na turma do Módulo VI da EJA na cidade de São Caitano, PE. Com o objetivo de promover a aprendizagem sobre o Universo a partir da perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky. A aula foi planejada para estimular a construção do conhecimento científico por meio da interação social, experimentação e mediação docente, utilizando recursos tecnológicos para tornar o aprendizado mais acessível e envolvente. Durante a atividade, foram utilizadas projeções visuais e o aplicativo Sky Map, permitindo que os alunos identificassem planetas, estrelas e constelações, tornando a experiência mais concreta e significativa. A mediação foi essencial para guiar as observações e promover discussões, possibilitando que os estudantes relacionassem os conceitos científicos com seu cotidiano. Além disso, o uso de tecnologia possibilitou maior engajamento dos alunos, favorecendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. A experiência foi fundamentada no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde os alunos, com apoio de colegas e do professor, puderam expandir seus conhecimentos sobre astronomia. Os resultados demonstraram que a abordagem interativa e contextualizada favorece o interesse pela ciência, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e do letramento científico dos estudantes da EJA. Conclui-se que estratégias mediadas e experimentais são fundamentais para tornar o ensino de Ciências mais acessível e motivador para essa modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7519_TB6475_19102025211216.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANDREANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CARLA ANDREANE" "autor_email" => "indreanecarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127710 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6475 "inscrito_id" => 7519 "titulo" => "EXPLORANDO O UNIVERSO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência didática realizada na turma do Módulo VI da EJA na cidade de São Caitano, PE. Com o objetivo de promover a aprendizagem sobre o Universo a partir da perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky. A aula foi planejada para estimular a construção do conhecimento científico por meio da interação social, experimentação e mediação docente, utilizando recursos tecnológicos para tornar o aprendizado mais acessível e envolvente. Durante a atividade, foram utilizadas projeções visuais e o aplicativo Sky Map, permitindo que os alunos identificassem planetas, estrelas e constelações, tornando a experiência mais concreta e significativa. A mediação foi essencial para guiar as observações e promover discussões, possibilitando que os estudantes relacionassem os conceitos científicos com seu cotidiano. Além disso, o uso de tecnologia possibilitou maior engajamento dos alunos, favorecendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. A experiência foi fundamentada no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde os alunos, com apoio de colegas e do professor, puderam expandir seus conhecimentos sobre astronomia. Os resultados demonstraram que a abordagem interativa e contextualizada favorece o interesse pela ciência, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e do letramento científico dos estudantes da EJA. Conclui-se que estratégias mediadas e experimentais são fundamentais para tornar o ensino de Ciências mais acessível e motivador para essa modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7519_TB6475_19102025211216.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANDREANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CARLA ANDREANE" "autor_email" => "indreanecarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }